O CONHECIMENTO DO “DONO” DA CADERNETA DO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
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Acredita-se que ações educativas contribuam para mudanças de conduta de forma voluntária, favorecendo o estado de saúde.Os espaços de desenvolvimento de ações interativas com idosos surgem como uma possibilidade de um envelhecer mais saudável, onde o idoso tem a oportunidade de interagir com outros idosos e desenvolver aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e espirituais.A enfermagem tem papel fundamental quando se trata da educação em saúde, pois os profissionais são vistos como multiplicadores do saber.DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:Relato de experiência sobre ação educativa ocorrida durante Estágio Supervisionado, realizada por acadêmicas de Enfermagem para usuários de uma Unidade Básica de Saúde da terceira idade.Foi escolhida a atividade onde seria trabalhado o conhecimento acerca da caderneta.A ação educativa foi a técnica de dinâmica intitulada “O Segredo da Caixa” onde uma caixa de papel, contendo em seu interior a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa,foi passada para os idosos, que estavam em roda.Os mesmos foram instruídos a olharem o que havia dentro da caixa e não deixarem o amigo ao lado ver, depois diriam, para as alunas que ficavam ao seu lado, uma palavra que aquele objeto representava para eles e os alunos procediam à anotação, no caderno, de cada uma dessas impressões. 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CONCLUSÃO: Foi possível identificar que os idosos reconheciam a importância da caderneta e buscavam melhores informações.São relevantes, assim, as ações educativas voltadas para grupos de idosos, pois oportuniza a participação e interação, favorecendo o socializar, integrar, informar e trocar experiências com os idosos. Ao enfatizar a participação e oportunizar seu exercício, elas visam “abrir portas” ao pensamento criativo sobre a vida e ao desejo de atuar na construção de outras realidades possíveis, mais propícias à qualidade de vida no envelhecimento." 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