EDUCAÇÃO EMOCIONAL: A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES A PARTIR DOS TEMAS FRATURANTES NAS OBRAS DE LYGIA BOJUNGA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125446 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1371 "inscrito_id" => 6456 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL: A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES A PARTIR DOS TEMAS FRATURANTES NAS OBRAS DE LYGIA BOJUNGA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem de temas fraturantes na Literatura Juvenil brasileira a partir das obras de Lygia Bojunga. A bolsa amarela (1976) e O meu amigo pintor (2006). A análise comparativa das obras, em um estudo qualitativo de natureza interpretativa, destaca a profundidade psicológica das personagens principais, Raquel e Cláudio, e a maneira como seus sentimentos e suas relações com os adultos impactam seu desenvolvimento emocional. Nesse sentido, será explorado o panorama histórico da Literatura Juvenil no âmbito nacional, os temas fraturantes em correlação com essa categoria literária, bem como a leitura no espaço escolar, e a construção subjetiva dos jovens protagonistas. Para tanto, elegeu-se teóricos como Philippe Ariès (1978), Lajolo e Zilberman (2017), Corso e Corso (2013) e Andruetto (2012). Além disso, a pesquisa adota uma perspectiva interdisciplinar e dialoga com abordagens críticas e psicanalíticas para compreender os processos emocionais na adolescência, destacando a importância de se utilizar do potencial transformador e do espaço simbólico das narrativas humanizadas para a formação de leitores críticos e sensíveis (Ferreira, 2011; Torres, 1999). Ademais, reflete sobre o papel da educação na formação integral do indivíduo, considerando as dimensões emocionais e afetivas como essenciais ao processo de aprendizagem. Ao final, a análise proposta não apenas enriquece a compreensão literária, mas também ressalta a importância de promover um diálogo necessário entre o leitor e sua própria subjetividade, concomitante a uma educação mais inclusiva, afetiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6456_TB1371_29102025130225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELÍS GABRIELLE CABRAL MARÓJA" "autor_nome_curto" => "Elís Gabrielle" "autor_email" => "elis.gabrielle@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125446 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1371 "inscrito_id" => 6456 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL: A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES A PARTIR DOS TEMAS FRATURANTES NAS OBRAS DE LYGIA BOJUNGA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem de temas fraturantes na Literatura Juvenil brasileira a partir das obras de Lygia Bojunga. A bolsa amarela (1976) e O meu amigo pintor (2006). A análise comparativa das obras, em um estudo qualitativo de natureza interpretativa, destaca a profundidade psicológica das personagens principais, Raquel e Cláudio, e a maneira como seus sentimentos e suas relações com os adultos impactam seu desenvolvimento emocional. Nesse sentido, será explorado o panorama histórico da Literatura Juvenil no âmbito nacional, os temas fraturantes em correlação com essa categoria literária, bem como a leitura no espaço escolar, e a construção subjetiva dos jovens protagonistas. Para tanto, elegeu-se teóricos como Philippe Ariès (1978), Lajolo e Zilberman (2017), Corso e Corso (2013) e Andruetto (2012). Além disso, a pesquisa adota uma perspectiva interdisciplinar e dialoga com abordagens críticas e psicanalíticas para compreender os processos emocionais na adolescência, destacando a importância de se utilizar do potencial transformador e do espaço simbólico das narrativas humanizadas para a formação de leitores críticos e sensíveis (Ferreira, 2011; Torres, 1999). Ademais, reflete sobre o papel da educação na formação integral do indivíduo, considerando as dimensões emocionais e afetivas como essenciais ao processo de aprendizagem. Ao final, a análise proposta não apenas enriquece a compreensão literária, mas também ressalta a importância de promover um diálogo necessário entre o leitor e sua própria subjetividade, concomitante a uma educação mais inclusiva, afetiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6456_TB1371_29102025130225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELÍS GABRIELLE CABRAL MARÓJA" "autor_nome_curto" => "Elís Gabrielle" "autor_email" => "elis.gabrielle@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }