Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS DE BISCUIT NA EDUCAÇÃO EM IMUNOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125431
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1343
    "inscrito_id" => 7407
    "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS DE BISCUIT NA EDUCAÇÃO EM IMUNOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Biologia visa estimular o pensamento lógico e crítico, indo além da memorização de conceitos. No caso da Imunologia, compreender mecanismos como a resposta imune adaptativa exige abordagens interativas. Modelos tridimensionais em biscuit podem facilitar esse processo ao representar estruturas celulares e suas interações de forma concreta. Assim, este estudo teve como objetivo criar modelos didáticos de células T e B e suas variações, para auxiliar no ensino de imunologia. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó, durante a disciplina de Imunologia. A metodologia seguiu quatro etapas: (1) planejamento e definição dos modelos; (2) produção utilizando biscuit, isopor e tintas; (3) aplicação na oficina "Trilha Imunológica" durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e (4) coleta de dados por meio de observações e feedback dos participantes. O uso dos modelos possibilitou maior interação e compreensão do funcionamento das células T e B no sistema imune adaptativo. Os resultados indicaram que os modelos tridimensionais facilitaram a assimilação dos conceitos imunológicos. Os alunos relataram que a experiência prática tornou o aprendizado mais acessível e envolvente. O feedback apontou que visualizar estruturas celulares e suas interações ajudou na compreensão dos processos de ativação das células T, produção de anticorpos pelas células B e memória imunológica. Além disso, a acessibilidade dos materiais utilizados destacou a viabilidade da metodologia para instituições com recursos limitados. Conclui-se que o uso de modelos tridimensionais em biscuit é uma estratégia eficaz para o ensino de imunologia, proporcionando maior interação e compreensão dos alunos. A adoção dessa abordagem pode beneficiar o ensino de outras disciplinas científicas, tornando conceitos abstratos mais concretos e acessíveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7407_TB1343_16102025144544.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JOSUÉ CARVALHO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ"
    "autor_email" => "franciscojosue@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125431
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1343
    "inscrito_id" => 7407
    "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS DE BISCUIT NA EDUCAÇÃO EM IMUNOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Biologia visa estimular o pensamento lógico e crítico, indo além da memorização de conceitos. No caso da Imunologia, compreender mecanismos como a resposta imune adaptativa exige abordagens interativas. Modelos tridimensionais em biscuit podem facilitar esse processo ao representar estruturas celulares e suas interações de forma concreta. Assim, este estudo teve como objetivo criar modelos didáticos de células T e B e suas variações, para auxiliar no ensino de imunologia. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó, durante a disciplina de Imunologia. A metodologia seguiu quatro etapas: (1) planejamento e definição dos modelos; (2) produção utilizando biscuit, isopor e tintas; (3) aplicação na oficina "Trilha Imunológica" durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e (4) coleta de dados por meio de observações e feedback dos participantes. O uso dos modelos possibilitou maior interação e compreensão do funcionamento das células T e B no sistema imune adaptativo. Os resultados indicaram que os modelos tridimensionais facilitaram a assimilação dos conceitos imunológicos. Os alunos relataram que a experiência prática tornou o aprendizado mais acessível e envolvente. O feedback apontou que visualizar estruturas celulares e suas interações ajudou na compreensão dos processos de ativação das células T, produção de anticorpos pelas células B e memória imunológica. Além disso, a acessibilidade dos materiais utilizados destacou a viabilidade da metodologia para instituições com recursos limitados. Conclui-se que o uso de modelos tridimensionais em biscuit é uma estratégia eficaz para o ensino de imunologia, proporcionando maior interação e compreensão dos alunos. A adoção dessa abordagem pode beneficiar o ensino de outras disciplinas científicas, tornando conceitos abstratos mais concretos e acessíveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7407_TB1343_16102025144544.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JOSUÉ CARVALHO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ"
    "autor_email" => "franciscojosue@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Biologia visa estimular o pensamento lógico e crítico, indo além da memorização de conceitos. No caso da Imunologia, compreender mecanismos como a resposta imune adaptativa exige abordagens interativas. Modelos tridimensionais em biscuit podem facilitar esse processo ao representar estruturas celulares e suas interações de forma concreta. Assim, este estudo teve como objetivo criar modelos didáticos de células T e B e suas variações, para auxiliar no ensino de imunologia. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó, durante a disciplina de Imunologia. A metodologia seguiu quatro etapas: (1) planejamento e definição dos modelos; (2) produção utilizando biscuit, isopor e tintas; (3) aplicação na oficina "Trilha Imunológica" durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e (4) coleta de dados por meio de observações e feedback dos participantes. O uso dos modelos possibilitou maior interação e compreensão do funcionamento das células T e B no sistema imune adaptativo. Os resultados indicaram que os modelos tridimensionais facilitaram a assimilação dos conceitos imunológicos. Os alunos relataram que a experiência prática tornou o aprendizado mais acessível e envolvente. O feedback apontou que visualizar estruturas celulares e suas interações ajudou na compreensão dos processos de ativação das células T, produção de anticorpos pelas células B e memória imunológica. Além disso, a acessibilidade dos materiais utilizados destacou a viabilidade da metodologia para instituições com recursos limitados. Conclui-se que o uso de modelos tridimensionais em biscuit é uma estratégia eficaz para o ensino de imunologia, proporcionando maior interação e compreensão dos alunos. A adoção dessa abordagem pode beneficiar o ensino de outras disciplinas científicas, tornando conceitos abstratos mais concretos e acessíveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.