O USO DE MODELOS DIDÁTICOS DE BISCUIT NA EDUCAÇÃO EM IMUNOLOGIA
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Assim, este estudo teve como objetivo criar modelos didáticos de células T e B e suas variações, para auxiliar no ensino de imunologia. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó, durante a disciplina de Imunologia. A metodologia seguiu quatro etapas: (1) planejamento e definição dos modelos; (2) produção utilizando biscuit, isopor e tintas; (3) aplicação na oficina "Trilha Imunológica" durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e (4) coleta de dados por meio de observações e feedback dos participantes. O uso dos modelos possibilitou maior interação e compreensão do funcionamento das células T e B no sistema imune adaptativo. Os resultados indicaram que os modelos tridimensionais facilitaram a assimilação dos conceitos imunológicos. Os alunos relataram que a experiência prática tornou o aprendizado mais acessível e envolvente. O feedback apontou que visualizar estruturas celulares e suas interações ajudou na compreensão dos processos de ativação das células T, produção de anticorpos pelas células B e memória imunológica. Além disso, a acessibilidade dos materiais utilizados destacou a viabilidade da metodologia para instituições com recursos limitados. Conclui-se que o uso de modelos tridimensionais em biscuit é uma estratégia eficaz para o ensino de imunologia, proporcionando maior interação e compreensão dos alunos. A adoção dessa abordagem pode beneficiar o ensino de outras disciplinas científicas, tornando conceitos abstratos mais concretos e acessíveis." 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