Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DOS CMEIS NA ABORDAGEM REGGIO EMÍLIA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta narrativa formativa apresenta a parceria entre os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Leopoldina Chudek, Madre Tereza de Calcutá e Planalto do Futuro, no município de Irati/PR, na busca por qualificar a formação docente a partir da abordagem de Reggio Emilia, buscando o desenvolvimento de uma Pedagogia Participativa, fundamentado em Loris Malaguzzi. O processo teve início a partir do convite da gestora do CMEI Leopoldina Chudek, que já possuía um vasto estudo sobre o tema e incentivou a implementação dessa abordagem nas instituições parceiras. Em 2024, as gestoras dos CMEIs realizaram uma avaliação das equipes e constataram fragilidades na formação dos professores, percebendo a necessidade de um trabalho conjunto para aprimorar as práticas pedagógicas. A partir desse diagnóstico, iniciaram um processo colaborativo de formação continuada, com base na troca de experiências, estudos teóricos e implementação gradual da abordagem em sala de aula. A experiência evidenciou a importância da formação inicial e continuada, alinhada aos documentos normativos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como, com o programa de formação Educa Juntos, sendo pois uma parceria entre Município e Estado, ressaltando a relevância de currículos formativos que articulem teoria e prática, preparando os docentes para os desafios contemporâneos da Educação Infantil. Com o aprimoramento da prática, evidenciou-se também, a propagação das vivências pedagógicas para a comunidade, por meio da realização de “Mostras Pedagógicas”. Durante o processo, observou-se um fortalecimento da identidade profissional dos educadores, impulsionado pelo envolvimento em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os resultados indicam que o trabalho colaborativo é fundamental para a construção de uma prática pedagógica mais reflexiva e inovadora. Assim, a experiência compartilhada entre os CMEIs reforça a necessidade de investir na profissionalização dos educadores e na qualificação dos processos formativos para garantir uma educação infantil de qualidade.

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