Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO AMBIENTE ESCOLAR: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DISTRITO DE SANTA TEREZINHA/PB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Atualmente estima-se que um terço da população mundial viva em áreas com escassez de água por causa da degradação ou por se tratar de regiões áridas ou semiáridas. A região Nordeste é a que possui a menor proporção de recursos hídricos do Brasil. Aliados à escassez de água, fatores como crescimento populacional, desatenção para o uso racional e descaso com a conservação dos mananciais, contribuem para diminuição da oferta pelo comprometimento da qualidade dos recursos hídricos disponíveis. Este artigo expõe as ações e os resultados alcançados a partir da avaliação da qualidade e disponibilidade da água para consumo em uma escola de ensino fundamental e médio no distrito de Santa Terezinha, município de Massaranduba, Paraíba. O objetivo principal foi despertar a comunidade escolar para a preservação ambiental, atenção à saúde e bem estar mesmo em situação de escassez de água. A metodologia empregada dispôs inicialmente de visitas à escola para reconhecimento dos ambientes, dos reservatórios e da dinâmica de uso da água. Nas etapas seguintes, foram coletadas amostras de água dos bebedouros e dos recipientes de armazenamento, as quais foram analisadas nos laboratórios da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB). Os resultados foram comparados quanto aos requisitos de Potabilidade, sendo constatadas inconformidades quanto ao pH, teor de cloro e presença de coliformes totais em algumas amostras, parâmetros que indicam a inadequação da água para consumo direto. Diante dos resultados, foram oportunizadas palestras, com demonstrações experimentais de análises químicas, questionamentos dirigidos, discussões orientadas e sugestões de medidas para assegurar a potabilidade da água mesmo em períodos de escassez e necessidade de armazenamento. As dinâmicas contaram com a adesão e ampla participação dos alunos, posturas importantes para o êxito em educação ambiental. Da parte da da gestão escolar, foi firmado o compromisso de rever algumas rotinas no manejo da água usada na unidade escolar.

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