A EXTENSÃO SENDO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125201 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 911 "inscrito_id" => 4527 "titulo" => "A EXTENSÃO SENDO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS" "resumo" => "A formação de professores é uma empreitada complexa no contexto macro da Educação. Os cursos de licenciatura tentam mapear os pontos mais sensíveis e buscam desenvolvê-los nas disciplinas ofertadas, a fim de colocar no mercado professores cada vez mais competentes, munidos de uma visão crítico-reflexiva do processo de ensino-aprendizagem do seu futuro dicente e, ao mesmo tempo, cientes da importância da sua formação continuada ao sair dos bancos universitários e enfrentar as futuras salas de aula. O presente trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência de formação complementar na licenciatura por meio de um curso de extensão durante a formação inicial, mais especificamente durante o estágio supervisionado, numa parceria entre a UFRJ e o IFRJ em sua segunda edição. Como referencial teórico, foram trabalhados conceitos referentes à formação inicial e continuada de professores de inglês, estágio supervisionado e a importância do papel social da extensão nos Institutos Federais. A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participação de cinco estagiários e traz como resultados o impacto altamente postivo, relatado por eles, de um curso teórico sobre a abordagem empregada nas salas de aula do estágio, ou seja, em diálogo com as práticas das aulas acompanhadas por eles. Conclui-se que a praxis, relação teoria-prática, tem um papel extremamente importante no que se refere à formação inicial de profesores de inglês e deveria ser mais utilizada em outros contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4527_TB911_30102025211804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELZA" "autor_email" => "elzinha2212@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125201 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 911 "inscrito_id" => 4527 "titulo" => "A EXTENSÃO SENDO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS" "resumo" => "A formação de professores é uma empreitada complexa no contexto macro da Educação. Os cursos de licenciatura tentam mapear os pontos mais sensíveis e buscam desenvolvê-los nas disciplinas ofertadas, a fim de colocar no mercado professores cada vez mais competentes, munidos de uma visão crítico-reflexiva do processo de ensino-aprendizagem do seu futuro dicente e, ao mesmo tempo, cientes da importância da sua formação continuada ao sair dos bancos universitários e enfrentar as futuras salas de aula. O presente trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência de formação complementar na licenciatura por meio de um curso de extensão durante a formação inicial, mais especificamente durante o estágio supervisionado, numa parceria entre a UFRJ e o IFRJ em sua segunda edição. Como referencial teórico, foram trabalhados conceitos referentes à formação inicial e continuada de professores de inglês, estágio supervisionado e a importância do papel social da extensão nos Institutos Federais. A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participação de cinco estagiários e traz como resultados o impacto altamente postivo, relatado por eles, de um curso teórico sobre a abordagem empregada nas salas de aula do estágio, ou seja, em diálogo com as práticas das aulas acompanhadas por eles. Conclui-se que a praxis, relação teoria-prática, tem um papel extremamente importante no que se refere à formação inicial de profesores de inglês e deveria ser mais utilizada em outros contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4527_TB911_30102025211804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELZA" "autor_email" => "elzinha2212@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }