INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO CONTEMPORÂNEO DE CIÊNCIAS NA BAIXADA MARANHENSE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125136 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 7091 "titulo" => "INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO CONTEMPORÂNEO DE CIÊNCIAS NA BAIXADA MARANHENSE" "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma investigação sobre o ensino de ciências contemporâneo nos anos Finais no Ensino Fundamental na Baixada Maranhense. Este estudo foi realizado mediante a Participação de professores da rede pública de ensino, em quatro cidades diferentes: Santa Helena, Pinheiro, Presidente Sarney e Palmeirândia. Foram investigadas três dimensões sobre o Ensino de Ciências: i- Educação Científica; ii- Educação em Direitos Humanos; iii- Educação em Saúde, através da aplicação de questionários eletrônicos (Google Forms) e entrevistas com questões abertas e fechadas, para posterior analise das respostas a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. O intuito desse trabalho é realizar uma investigação mais Abrangente sobre as dimensões citadas acima para futuros trabalhos a serem realizados na Baixada Maranhense destinado a formação continuada dos professores. Dessa forma, os alunos precisam compreender durante as aulas os avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade, desenvolvendo assim o seu pensamento crítico científico, conseguindo utilizá-lo no cotidiano. Através da pesquisa, pode compreender que na Baixada Maranhense o ensino está caminhando para um modelo mais contemporâneo de ensino, precisando de algumas melhorias, como a formação continuada dos professores para que estes possam atualizar suas metodologias de ensino. Além disso, foi notado que os professores de ciências possuem uma maior dificuldade na dimensão de Educação em Saúde, mostrando um déficit nesses conteúdos por parte dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7091_TB800_29102025100955.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUIS MENEZES AMARAL" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedroluismenezes109@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125136 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 7091 "titulo" => "INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO CONTEMPORÂNEO DE CIÊNCIAS NA BAIXADA MARANHENSE" "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma investigação sobre o ensino de ciências contemporâneo nos anos Finais no Ensino Fundamental na Baixada Maranhense. Este estudo foi realizado mediante a Participação de professores da rede pública de ensino, em quatro cidades diferentes: Santa Helena, Pinheiro, Presidente Sarney e Palmeirândia. Foram investigadas três dimensões sobre o Ensino de Ciências: i- Educação Científica; ii- Educação em Direitos Humanos; iii- Educação em Saúde, através da aplicação de questionários eletrônicos (Google Forms) e entrevistas com questões abertas e fechadas, para posterior analise das respostas a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. O intuito desse trabalho é realizar uma investigação mais Abrangente sobre as dimensões citadas acima para futuros trabalhos a serem realizados na Baixada Maranhense destinado a formação continuada dos professores. Dessa forma, os alunos precisam compreender durante as aulas os avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade, desenvolvendo assim o seu pensamento crítico científico, conseguindo utilizá-lo no cotidiano. Através da pesquisa, pode compreender que na Baixada Maranhense o ensino está caminhando para um modelo mais contemporâneo de ensino, precisando de algumas melhorias, como a formação continuada dos professores para que estes possam atualizar suas metodologias de ensino. Além disso, foi notado que os professores de ciências possuem uma maior dificuldade na dimensão de Educação em Saúde, mostrando um déficit nesses conteúdos por parte dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7091_TB800_29102025100955.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUIS MENEZES AMARAL" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedroluismenezes109@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }