Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSO E PERMANÊNCIA DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa buscou enfatizar a acessibilidade em espaços públicos e privados que proporcionam aos sujeitos com deficiência e ou mobilidade reduzida uma significativa qualidade de vida. Quanto aos procedimentos, o método utilizado foi a pesquisa de campo, participaram da pesquisa 2 pessoas. Optou-se pelas seguintes fontes de evidências: entrevista semiestruturada, documentos, observação direta informal e artefatos físicos. Cabe destacar o que pode ser considerado como os grandes desafios para as escolas diante do acesso de alunos com deficiência: romper as barreiras, ainda existentes, principalmente, as atitudinais; prever e prover as condições de acessibilidade (física, comunicacional e pedagógica) e; criar alternativas para evitar práticas excludentes por parte dos professores. Nesse sentido, uma educação que prime pela presença de todos os alunos carece de investimentos em ações, em materiais adequados, em qualificação docente, em adequação arquitetônica, mas, principalmente, investimentos em ações que combatam atitudes inadequadas e preconceituosas.

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