PROJETOS 3D NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124993 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 497 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => "PROJETOS 3D NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado acadêmico finalizado em 2024, que investigou os desafios e possibilidades da integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com Metodologias Ativas para o ensino de matemática na Educação Básica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), integrada ao software Tinkercad, para a aprendizagem de Geometria de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Dessa forma, o aporte teórico é baseado no construtivismo de Jean Piaget e as concepções de José Moran e Lilian Bacich sobre o uso de Metodologias Ativas integradas às Tecnologias Digitais na educação. A metodologia constituiu de abordagem qualitativa, do tipo exploratória com características intervencionista, na qual os participantes da pesquisa foram 26 estudantes do 5° ano do ensino fundamental de uma escola localizada na zona rural de um município do território do Sertão Produtivo da Bahia. Por conseguinte, os participantes construíram maquetes digitais no Tinkercad, a partir de sólidos geométricos e os dados foram coletados por meio de questionários e entrevitas gravadas em vídeo, na qual transcrevemos as gravações e usamos a Análise Textual Discursiva para dividir as informações em categorias e subcategorias para analisar os dados encontrados. Os resultados indicam que a intervenção contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à associação de figuras geométricas e suas planificações, além do reconhecimento e da nomeação dessas figuras. Entretanto, ainda existem desafios a serem superados, como a dificuldade de acesso a dispositivos digitais e a carência de formação docente para a utilização de recursos digitais no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2334_TB497_20102025203157.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "Antoniel Neves" "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124993 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 497 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => "PROJETOS 3D NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado acadêmico finalizado em 2024, que investigou os desafios e possibilidades da integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com Metodologias Ativas para o ensino de matemática na Educação Básica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), integrada ao software Tinkercad, para a aprendizagem de Geometria de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Dessa forma, o aporte teórico é baseado no construtivismo de Jean Piaget e as concepções de José Moran e Lilian Bacich sobre o uso de Metodologias Ativas integradas às Tecnologias Digitais na educação. A metodologia constituiu de abordagem qualitativa, do tipo exploratória com características intervencionista, na qual os participantes da pesquisa foram 26 estudantes do 5° ano do ensino fundamental de uma escola localizada na zona rural de um município do território do Sertão Produtivo da Bahia. Por conseguinte, os participantes construíram maquetes digitais no Tinkercad, a partir de sólidos geométricos e os dados foram coletados por meio de questionários e entrevitas gravadas em vídeo, na qual transcrevemos as gravações e usamos a Análise Textual Discursiva para dividir as informações em categorias e subcategorias para analisar os dados encontrados. Os resultados indicam que a intervenção contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à associação de figuras geométricas e suas planificações, além do reconhecimento e da nomeação dessas figuras. Entretanto, ainda existem desafios a serem superados, como a dificuldade de acesso a dispositivos digitais e a carência de formação docente para a utilização de recursos digitais no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2334_TB497_20102025203157.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "Antoniel Neves" "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }