Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA FORMAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124825
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 1368
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA FORMAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "A experiência na sala de Atendimento Educacional Especializado constitui-se mote desse artigo, o curso de pedagogia possibilitou um conhecimento do papel do professor em sala de aula. Todas as fases que vivenciei ao longo do ano como a colaboração, mediação e práxis proporcionaram um conhecimento de e sobre a relação ensino aprendizagem na minha prática pedagógica na sala de AEE. O papel do licenciado na trajetória formativa é marcado por uma aprendizagem diferenciada que possibilita um crescimento na docência e uma atuação ativa e inovadora no planejamento das aulas. Os desafios são evidentes nas etapas de ensino aprendizagem da docência e ao longo da formação ajudou a encarar as dificuldades de forma dinâmica em direção a uma práxis educativa. Essa construção de conhecimento fica registrada na memória de um caminho de aprendizagem. Na fase da atuação na sala de AEE encontrei muitos obstáculos, sendo um dos mais desafiadores o aprimoramento da prática pedagógica e o uso das tecnologias assistivas. Essa experiência é indiscutível na atuação docente, por isso esse artigo se fundamenta teoricamente nos seguintes autores Gauthier (2006), Sennett (2012), Zabala (1998) e Freire (2011) todos que dialogam para a discursão dos desafios da prática educativa na docência. O presente artigo articula com esses referenciais para explanar minha trajetória e a superação dos desafios que surgiram na prática docente do Atendimento Educacional Especializado (AEE)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1368_TB114_16102025105808.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELANE DOS SANTOS BONFIM"
    "autor_nome_curto" => "SUELANE"
    "autor_email" => "suelanesb30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124825
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 1368
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA FORMAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "A experiência na sala de Atendimento Educacional Especializado constitui-se mote desse artigo, o curso de pedagogia possibilitou um conhecimento do papel do professor em sala de aula. Todas as fases que vivenciei ao longo do ano como a colaboração, mediação e práxis proporcionaram um conhecimento de e sobre a relação ensino aprendizagem na minha prática pedagógica na sala de AEE. O papel do licenciado na trajetória formativa é marcado por uma aprendizagem diferenciada que possibilita um crescimento na docência e uma atuação ativa e inovadora no planejamento das aulas. Os desafios são evidentes nas etapas de ensino aprendizagem da docência e ao longo da formação ajudou a encarar as dificuldades de forma dinâmica em direção a uma práxis educativa. Essa construção de conhecimento fica registrada na memória de um caminho de aprendizagem. Na fase da atuação na sala de AEE encontrei muitos obstáculos, sendo um dos mais desafiadores o aprimoramento da prática pedagógica e o uso das tecnologias assistivas. Essa experiência é indiscutível na atuação docente, por isso esse artigo se fundamenta teoricamente nos seguintes autores Gauthier (2006), Sennett (2012), Zabala (1998) e Freire (2011) todos que dialogam para a discursão dos desafios da prática educativa na docência. O presente artigo articula com esses referenciais para explanar minha trajetória e a superação dos desafios que surgiram na prática docente do Atendimento Educacional Especializado (AEE)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1368_TB114_16102025105808.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELANE DOS SANTOS BONFIM"
    "autor_nome_curto" => "SUELANE"
    "autor_email" => "suelanesb30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A experiência na sala de Atendimento Educacional Especializado constitui-se mote desse artigo, o curso de pedagogia possibilitou um conhecimento do papel do professor em sala de aula. Todas as fases que vivenciei ao longo do ano como a colaboração, mediação e práxis proporcionaram um conhecimento de e sobre a relação ensino aprendizagem na minha prática pedagógica na sala de AEE. O papel do licenciado na trajetória formativa é marcado por uma aprendizagem diferenciada que possibilita um crescimento na docência e uma atuação ativa e inovadora no planejamento das aulas. Os desafios são evidentes nas etapas de ensino aprendizagem da docência e ao longo da formação ajudou a encarar as dificuldades de forma dinâmica em direção a uma práxis educativa. Essa construção de conhecimento fica registrada na memória de um caminho de aprendizagem. Na fase da atuação na sala de AEE encontrei muitos obstáculos, sendo um dos mais desafiadores o aprimoramento da prática pedagógica e o uso das tecnologias assistivas. Essa experiência é indiscutível na atuação docente, por isso esse artigo se fundamenta teoricamente nos seguintes autores Gauthier (2006), Sennett (2012), Zabala (1998) e Freire (2011) todos que dialogam para a discursão dos desafios da prática educativa na docência. O presente artigo articula com esses referenciais para explanar minha trajetória e a superação dos desafios que surgiram na prática docente do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.