IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E VISIBILIDADE SOCIAL: UAMA (UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE) UEPB E ENVELHECIMENTO ATRÁVES DAS QUESTÕES SOCIAIS.
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Teoricamente nos baseamos nas propostas do teórico cultural e sociólogo Stuart Hall para conceber os sujeitos não mais como detentores de identidades unificadas e estáveis, mas, como indivíduos que são compostos, a partir de identidades distintas, múltiplas, contraditórias ; e Norbert Elias, para refletir sobre as várias maneiras de lidar com a aproximação da finitude da vida do ponto de vista social . Michel de Certeau nos ajuda a pensar as formalidades institucionalizadas através do conceito de práticas, que possibilitam estratégias de ação e empregos das regras nas ações cotidianas dos sujeitos. 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Seguindo uma tendência que se estabelece a partir da década de 80 do século XX no Brasil de se pensar a pessoa idosa a partir de uma série de preocupações voltadas a esses indivíduos por parte do governo e das instituições. A UAMA, pois, se apresenta como um exemplo de programa institucional que trabalha a educação com a finalidade de promover a valorização das pessoas idosas para que possam enfrentar o processo de envelhecimento através outras perspectivas. 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