CARTUNS: UM RECURSO PARA AULAS DE MATEMÁTICA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1242 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "CARTUNS: UM RECURSO PARA AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente pôster resulta de um TCC, do curso Licenciatura em Matemática (com ênfase em Informática) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu, em 2011.2. Apresenta os Cartuns como recurso didático para o ensino de matemática. O objetivo da pesquisa foi observar se o uso dos Cartuns como recurso didático, ajuda o professor a compor sua aula de forma que o aluno possa se inserir no processo de ensino aprendizagem. Os trabalhos de Tonon (20..), Beluco (2000), dentre outros, dão suporte a este estudo. Quanto a metodologia, vinte alunos do 9º ano do EF e dois professores de matemática de uma Escola Estadual situada em Caetés I, no municio de Abreu e Lima-PE resolveram atividades envolvendo tirinhas e HQ. Os resultados do estudo mostram que os Cartuns são uma ferramenta importante que aproxima a vida escolar do cotidiano dos estudantes, e propiciam uma melhor relação entre a disciplina, o aluno e o professor, e mais facilidade para a compreensão do conteúdo abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "CARTUNS, APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, RECURSO DIDÁTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DUARTE" "autor_nome_curto" => "JORGE DUARTE" "autor_email" => "duartejhd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1242 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "CARTUNS: UM RECURSO PARA AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente pôster resulta de um TCC, do curso Licenciatura em Matemática (com ênfase em Informática) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu, em 2011.2. Apresenta os Cartuns como recurso didático para o ensino de matemática. O objetivo da pesquisa foi observar se o uso dos Cartuns como recurso didático, ajuda o professor a compor sua aula de forma que o aluno possa se inserir no processo de ensino aprendizagem. Os trabalhos de Tonon (20..), Beluco (2000), dentre outros, dão suporte a este estudo. Quanto a metodologia, vinte alunos do 9º ano do EF e dois professores de matemática de uma Escola Estadual situada em Caetés I, no municio de Abreu e Lima-PE resolveram atividades envolvendo tirinhas e HQ. Os resultados do estudo mostram que os Cartuns são uma ferramenta importante que aproxima a vida escolar do cotidiano dos estudantes, e propiciam uma melhor relação entre a disciplina, o aluno e o professor, e mais facilidade para a compreensão do conteúdo abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "CARTUNS, APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, RECURSO DIDÁTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DUARTE" "autor_nome_curto" => "JORGE DUARTE" "autor_email" => "duartejhd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }