Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

PERFIL TOPOGRÁFICO TÁTIL NORTE-SUL DA CHAPADA DO ARARIPE (CE/PE) PARA O ENSINO INCLUSIVO DE GEOMORFOLOGIA

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

A chapada do Araripe é uma extensa formação geomorfológica localizada na Região Nordeste do Brasil, inserida nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí abrangendo uma extensão territorial de aproximadamente 180 km (E-W) e 58 km (N-S). Apresenta uma variação altimétrica que pode chegar até 1.000 metros e uma expressiva diversidade geológica, geomorfológica e paleontológica. Do ponto de vista didático, comumente utiliza-se de perfis topográficos para a representação das variações altimétricas, vegetação, entre outros fatores para ressaltar seu expressivo desnível topográfico, em que é um recurso didático não suficiente para a compreensão por parte de alunos com deficiência visual. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover a utilização dos perfis topográficos táteis nas salas de aula como recurso didático para o ensino do relevo para alunos com deficiência visual, a partir do perfil topográfico norte-sul da chapada do Araripe entre as cidades do Crato/CE (vertente norte) e Exu/PE (vertente sul). Para tornar este recurso acessível ao deficiente visual foi necessário adaptá-lo para a linguagem tátil, como meio de proporcionar ao aluno com deficiente visual, uma aproximação com o real, por meio do tateamento. Este estudo possui uma natureza qualitativa e propositiva, mediante, a construção de um recurso didático de fácil construção e acesso para ser utilizado nas salas de aula. Para a realização deste trabalho foi necessário a construção do perfil topográfico tátil, como prática da disciplina optativa Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. Para além do perfil tátil, elaborou-se um texto didático de apoio para os alunos com deficientes visuais estudarem antes da leitura do perfil. A confecção seguiu algumas etapas: a padronização do tamanho de 50x50cm para abarcar os elementos essenciais e informações presentes. A definição da escala horizontal de 1:150.000 e vertical 1:2.500, permitindo a representação das cidades de Crato-CE ao norte e Exu-PE ao sul, além do tipo de vegetação predominante no topo da chapada, mata úmida na porção norte (Ceará) e a vegetação de mata seca na porção sul (Pernambuco). Esta forma de representação de perfis no ensino da geomorfologia, emerge em uma problemática que é evidente nas salas de aula, que são a falta de recursos metodológicos adaptados para pessoas com deficiência visual. Essas possíveis formas de abordagens do ensino da geomorfologia, proporcionam aos estudantes um estímulo à aprendizagem de forma concreta para a leitura tátil. Diante disto, podemos concluir que, o perfil topográfico proporciona ao deficiente visual uma concretude dos conhecimentos que são representados no plano bidimensional relacionando altitude e extensão das formas, aspectos importantes para a leitura do relevo.

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