Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

DIDACO – INFORMAÇÕES COSTEIRAS PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA BAHIA

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Desde que iniciaram as divulgações relacionadas às preocupações com impactos globais sobre o oceano e as costas, muitos temas de ação e de pesquisa passaram a surgir, no sentido de promover a compreensão de um espaço de grande complexidade e que abriga um considerável conjunto de interações e pressões por ocupação. Com atenção especial à costa, muitos desafios técnico-científicos para o conhecimento surgem e um dos mais evidentes vem sendo as repercussões sobre os ecossistemas costeiros, principalmente sobre as praias, manguezais, estuários, deltas, recifes de corais e areníticos, dunas, restingas e planícies de maré. Todos eles ambientes de alta sensibilidade, quando se coloca como referência os efeitos de eventos extremos ou mesmo de intervenções antropogênicas com impactos [in]diretos. Essa vertente perpassa a geomorfologia de ambientes costeiros, por sua interface direta com os processos de interação oceano-costa, verifica-se, a partir da própria literatura científica, que se trata de uma realidade em diversas escalas, a exemplo da costa do Estado da Bahia, que estende por cerca de 1.100 Km. Na formação de professores de Geografia, para além de um esvaziamento na pauta dos assuntos supracitados, ainda ocorre o distanciamento dessa temática e comunicação no aspecto da formação cidadã, a partir de uma relação com a consciência ambiental. Com foco nessa perspectiva, surgiu o objetivo deste trabalho que é elaborar uma base didática digital de informações sobre a zona costeira da Bahia, na demanda voltada à Geografia Escolar e à divulgação científica, por meio de uma informação tratada e apresentada em forma mais simplificada, permitindo um uso formativo introdutório. A justificativa abordada assenta as questões relacionadas à promoção da Cultura Oceânica, que ganha espaço na sociedade e vem se aproximando da Geografia. A metodologia adotada se deu a partir da perspectiva de desenvolvimento tecnológico voltado ao setor educacional, cujas etapas se deram a partir de: (a) pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo o arcabouço teórico-conceitual e documentos de referência sobre os limites do espaço costeiro baiano; (b) geração de banco de dados individuais e mapeamentos de feições e ecossistemas costeiros, com uso do Google Earth Pro, Google Earth Engine e ArcGis 10.3; (c) organização e catalogação de um banco de imagens obtidas a partir de atividades de pesquisa em campo, de diferentes sistemas e setores da costa. Correspondendo à primeira fase do projeto, este estudo traz como resultados os bancos de informações com dados de clima (temperaturas médias e precipitação), oceano (marés e ondas) e diversos mapas que abrangem a morfologia costeira a partir dos manguezais, dunas, estuários, costões rochosos, cordões arenosos, deltas, além da indicação de zonas de pressão antropogênica (cidades, regiões metropolitanas, áreas industriais e agrícolas), que causam efeitos sobre os sistemas costeiros presentes em toda a costa da Bahia. Por fim, trata-se de uma contribuição educacional que centraliza, para além dos princípios de fortalecimento da Cultura oceânica, o reforço às expectativas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), consonante aos ODS14 – Vida na água e ODS13 – Ação contra a mudança global do clima, num momento histórico de emergências globais.

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