PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM ÊNFASE NOS ASPECTOS NATURAIS
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123714 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 1695 "titulo" => "PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM ÊNFASE NOS ASPECTOS NATURAIS" "resumo" => "O ensino de Geografia, apesar dos grandes avanços, ainda enfrenta o desafio de articular uma base teórico-conceitual sólida com práticas pedagógicas significativas, especialmente quando se trata dos conteúdos ligados aos aspectos naturais. A fragmentação entre a Geografia Física e Geografia Humana, a desarticulação entre teoria e prática, e o modelo tradicional enciclopédico e mnemônico de ensino ainda predominam nas escolas, dificultando a construção de aprendizagens significativas e críticas (CAVALCANTI, 2002; 2010; SBARDELOTTO, 2020). Neste contexto, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre caminhos possíveis para um ensino de Geografia que valorize os aspectos naturais, com destaque para os conteúdos de geomorfologia, como parte fundamental da formação cidadã e da compreensão do espaço geográfico, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017; 2018). Segundo Afonso e Armond (2009), é fundamental que o professor incentive o aluno a se engajar com o mundo complexo em que vive, a se localizar nele e a decodificá-lo, buscando compreender seu sentido e seu significado. Esse processo permite que eles(as) confrontem a teoria com a prática vivida, gerando uma produção e aplicação de conhecimento que visa uma compreensão mais ampla das dinâmicas sociais e naturais. Ao estudarem temas como a degradação dos cursos d’água, os riscos geofísicos da ocupação desordenada, o manejo de resíduos sólidos, a poluição e até as causas de doenças infectocontagiosas, os alunos aprofundam seu entendimento e valorizam as relações entre si mesmos e os espaços que habitam (AFONSO; ARMOND, 2009). Autores como Silva (2004) e Pontuschka (2007), destacam a importância da utilização de diferentes recursos didáticos para o ensino de Geografia. Com base na BNCC (BRASIL, 2017; 2018), foi desenvolvida uma proposta metodológica voltada para uma prática pedagógica dinâmica, crítica e contextualizada, que estimule o pensamento espacial e a análise das interações entre sociedade e natureza. Essa proposta consiste em estratégias voltadas à compreensão dos conteúdos naturais e da geomorfologia mais especificamente, como a construção de maquetes representando a estrutura da Terra, as placas tectônicas, o vulcanismo, as formas do relevo e o ciclo hidrológico; a observação de perfis de solo; o uso de mapas temáticos; levantamento de dados climáticos com confecção de instrumentos como pluviômetros; além do uso de mapas mentais, desenhos, fotografias e estudos de caso. Esses recursos favorecem o desenvolvimento do raciocínio geográfico e visam favorecer a aprendizagem significativa a partir da realidade dos estudantes e de seus territórios vividos, além de possibilitarem uma abordagem interdisciplinar, pois essas estratégias didáticas permitem olhar o fenômeno sob múltiplos enfoques, como sugere Fazenda (2002). No campo da Geomorfologia, tais práticas auxiliam na construção de uma leitura integrada da paisagem, articulando processos naturais e sociais. Conclui-se que o ensino de Geografia com ênfase nos aspectos naturais, quando estruturado com base em uma perspectiva crítica e integrada pode desempenhar um papel transformador na escola. Mais do que ensinar conteúdos, trata-se de formar sujeitos capazes de compreender e intervir no espaço em que vivem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e consciente das relações socioespaciais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1695_TB719_26072025210930.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DA MATA LIMA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessicalima.geo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123714 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 1695 "titulo" => "PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM ÊNFASE NOS ASPECTOS NATURAIS" "resumo" => "O ensino de Geografia, apesar dos grandes avanços, ainda enfrenta o desafio de articular uma base teórico-conceitual sólida com práticas pedagógicas significativas, especialmente quando se trata dos conteúdos ligados aos aspectos naturais. A fragmentação entre a Geografia Física e Geografia Humana, a desarticulação entre teoria e prática, e o modelo tradicional enciclopédico e mnemônico de ensino ainda predominam nas escolas, dificultando a construção de aprendizagens significativas e críticas (CAVALCANTI, 2002; 2010; SBARDELOTTO, 2020). Neste contexto, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre caminhos possíveis para um ensino de Geografia que valorize os aspectos naturais, com destaque para os conteúdos de geomorfologia, como parte fundamental da formação cidadã e da compreensão do espaço geográfico, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017; 2018). Segundo Afonso e Armond (2009), é fundamental que o professor incentive o aluno a se engajar com o mundo complexo em que vive, a se localizar nele e a decodificá-lo, buscando compreender seu sentido e seu significado. Esse processo permite que eles(as) confrontem a teoria com a prática vivida, gerando uma produção e aplicação de conhecimento que visa uma compreensão mais ampla das dinâmicas sociais e naturais. Ao estudarem temas como a degradação dos cursos d’água, os riscos geofísicos da ocupação desordenada, o manejo de resíduos sólidos, a poluição e até as causas de doenças infectocontagiosas, os alunos aprofundam seu entendimento e valorizam as relações entre si mesmos e os espaços que habitam (AFONSO; ARMOND, 2009). Autores como Silva (2004) e Pontuschka (2007), destacam a importância da utilização de diferentes recursos didáticos para o ensino de Geografia. Com base na BNCC (BRASIL, 2017; 2018), foi desenvolvida uma proposta metodológica voltada para uma prática pedagógica dinâmica, crítica e contextualizada, que estimule o pensamento espacial e a análise das interações entre sociedade e natureza. Essa proposta consiste em estratégias voltadas à compreensão dos conteúdos naturais e da geomorfologia mais especificamente, como a construção de maquetes representando a estrutura da Terra, as placas tectônicas, o vulcanismo, as formas do relevo e o ciclo hidrológico; a observação de perfis de solo; o uso de mapas temáticos; levantamento de dados climáticos com confecção de instrumentos como pluviômetros; além do uso de mapas mentais, desenhos, fotografias e estudos de caso. Esses recursos favorecem o desenvolvimento do raciocínio geográfico e visam favorecer a aprendizagem significativa a partir da realidade dos estudantes e de seus territórios vividos, além de possibilitarem uma abordagem interdisciplinar, pois essas estratégias didáticas permitem olhar o fenômeno sob múltiplos enfoques, como sugere Fazenda (2002). No campo da Geomorfologia, tais práticas auxiliam na construção de uma leitura integrada da paisagem, articulando processos naturais e sociais. Conclui-se que o ensino de Geografia com ênfase nos aspectos naturais, quando estruturado com base em uma perspectiva crítica e integrada pode desempenhar um papel transformador na escola. Mais do que ensinar conteúdos, trata-se de formar sujeitos capazes de compreender e intervir no espaço em que vivem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e consciente das relações socioespaciais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1695_TB719_26072025210930.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DA MATA LIMA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessicalima.geo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }