A GEOMORFOLOGIA TRABALHADA NOS MAPAS TÁTEIS: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM MAPA GEOMORFOLÓGICO DO ESTADO DO CEARÁ
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123703 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 796 "titulo" => "A GEOMORFOLOGIA TRABALHADA NOS MAPAS TÁTEIS: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM MAPA GEOMORFOLÓGICO DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "O estudo dos processos e formas do relevo exige uma grande capacidade visual e de abstração dos conteúdos, sendo, portanto, um desafio a abordagem com estudantes com deficiência visual (DV). Dessa forma, a Cartografia Tátil e os mapas adaptados auxiliam a compreensão da Geomorfologia, sobretudo no estado do Ceará onde a produção de mapas táteis geomorfológicos é inexistente. A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa, aplicada e propositiva está organizada em duas etapas: na primeira, foi escolhida a classificação do relevo do Ceará de Moura-Fé (2014) como mapa base para a representação tátil, as quais passaram por um processo de generalização e simplificação cartográficas propostas por Monmonier (1996) para seleção das unidades de relevo. Já a segunda, consistiu na construção artesanal do mapa, a partir de diferentes materiais e critérios de tamanho, significação tátil, aceitação, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e a segurança (Cerqueira; Ferreira, 1996). Entre os resultados, estão os processos de generalização e simplificação das informações. Algumas classes foram agrupadas: a classe “Planície e tabuleiros costeiros”, une as planícies litorâneas e tabuleiros costeiros; o mesmo acontece com a Chapada do Apodi, Serra da Ibiapaba e Chapada do Araripe, que foi agregada na classe “Planaltos e Chapadas”. Realizou-se também a simplificação da planície fluvial, que passa a ser identificada enquanto linha, em função da difícil representação por conta do tamanho do polígono. A mesma simplificação e suavização foi feita nos polígonos representando os maciços residuais. Na construção artesanal do mapa, foi definido o tamanho de 50x50 cm, facilitando a leitura tátil e o layout das informações, permitindo a adequação dos contornos do estado, à extensão nos sentidos N-S e E-W, obtendo a escala cartográfica de 1:1.200.000. O título foi representado na parte superior, a legenda no canto inferior direito, se adequando também aos contornos do mapa cearense que possui um recuo na porção sudeste e, a escala e o norte geográfico, por sua vez, ficaram dispostos no canto inferior esquerdo. Os elementos do mapa acima citados foram colocados em áreas delimitadas por textura, e descritos em tinta e braile. No tocante às texturas das representações das unidades geomorfológicas, a Depressão Sertaneja ficou como nível base do mapa e com uma textura lisa, por ser a maior categoria representada. Em relação, a esta unidade, a classe Planícies e Tabuleiros Costeiros, ficou em um nível mais baixo, representada por um material menos espesso, enquanto para as Planícies Fluviais optou-se pelo uso da linha. Os Planaltos e Chapadas e os Maciços Residuais, por sua vez, foram representados com uma sobreposição ao nível base (Depressão Sertaneja), configurando-se, portanto, em um nível mais elevado resultando em um mapa tátil com três volumes ou níveis de textura ligeiramente distintos. Podemos concluir que a produção de mapas táteis para o ensino da Geomorfologia, facilita a apreensão por parte dos estudantes com DV, sobretudo pelos conteúdos apresentarem um caráter abstrato e visual, sendo desta forma o mapa geomorfológico do estado do Ceará um importante recurso para inclusão, disseminação e reprodução de produtos táteis no estado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID796_TB703_21072025210215.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILE MOTA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "RAILE MOTA" "autor_email" => "railemota2003@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123703 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 796 "titulo" => "A GEOMORFOLOGIA TRABALHADA NOS MAPAS TÁTEIS: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM MAPA GEOMORFOLÓGICO DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "O estudo dos processos e formas do relevo exige uma grande capacidade visual e de abstração dos conteúdos, sendo, portanto, um desafio a abordagem com estudantes com deficiência visual (DV). Dessa forma, a Cartografia Tátil e os mapas adaptados auxiliam a compreensão da Geomorfologia, sobretudo no estado do Ceará onde a produção de mapas táteis geomorfológicos é inexistente. A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa, aplicada e propositiva está organizada em duas etapas: na primeira, foi escolhida a classificação do relevo do Ceará de Moura-Fé (2014) como mapa base para a representação tátil, as quais passaram por um processo de generalização e simplificação cartográficas propostas por Monmonier (1996) para seleção das unidades de relevo. Já a segunda, consistiu na construção artesanal do mapa, a partir de diferentes materiais e critérios de tamanho, significação tátil, aceitação, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e a segurança (Cerqueira; Ferreira, 1996). Entre os resultados, estão os processos de generalização e simplificação das informações. Algumas classes foram agrupadas: a classe “Planície e tabuleiros costeiros”, une as planícies litorâneas e tabuleiros costeiros; o mesmo acontece com a Chapada do Apodi, Serra da Ibiapaba e Chapada do Araripe, que foi agregada na classe “Planaltos e Chapadas”. Realizou-se também a simplificação da planície fluvial, que passa a ser identificada enquanto linha, em função da difícil representação por conta do tamanho do polígono. A mesma simplificação e suavização foi feita nos polígonos representando os maciços residuais. Na construção artesanal do mapa, foi definido o tamanho de 50x50 cm, facilitando a leitura tátil e o layout das informações, permitindo a adequação dos contornos do estado, à extensão nos sentidos N-S e E-W, obtendo a escala cartográfica de 1:1.200.000. O título foi representado na parte superior, a legenda no canto inferior direito, se adequando também aos contornos do mapa cearense que possui um recuo na porção sudeste e, a escala e o norte geográfico, por sua vez, ficaram dispostos no canto inferior esquerdo. Os elementos do mapa acima citados foram colocados em áreas delimitadas por textura, e descritos em tinta e braile. No tocante às texturas das representações das unidades geomorfológicas, a Depressão Sertaneja ficou como nível base do mapa e com uma textura lisa, por ser a maior categoria representada. Em relação, a esta unidade, a classe Planícies e Tabuleiros Costeiros, ficou em um nível mais baixo, representada por um material menos espesso, enquanto para as Planícies Fluviais optou-se pelo uso da linha. Os Planaltos e Chapadas e os Maciços Residuais, por sua vez, foram representados com uma sobreposição ao nível base (Depressão Sertaneja), configurando-se, portanto, em um nível mais elevado resultando em um mapa tátil com três volumes ou níveis de textura ligeiramente distintos. Podemos concluir que a produção de mapas táteis para o ensino da Geomorfologia, facilita a apreensão por parte dos estudantes com DV, sobretudo pelos conteúdos apresentarem um caráter abstrato e visual, sendo desta forma o mapa geomorfológico do estado do Ceará um importante recurso para inclusão, disseminação e reprodução de produtos táteis no estado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID796_TB703_21072025210215.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILE MOTA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "RAILE MOTA" "autor_email" => "railemota2003@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }