Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE PROCESSOS EROSIVOS: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM ÊNFASE NA REALIDADE URBANA DE SALVADOR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123569
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 503
    "inscrito_id" => 1500
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE PROCESSOS EROSIVOS: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM ÊNFASE NA REALIDADE URBANA DE SALVADOR"
    "resumo" => "O ensino da Geografia Física na Educação Básica enfrenta desafios relacionados a sua abordagem conceitual, metodológica e curricular, especialmente quando se trata de conteúdos como relevo, solo e processos erosivos. Esses temas, embora fundamentais para a compreensão das dinâmicas do espaço geográfico, são frequentemente abordados de maneira fragmentada e descontextualizada, contribuindo para a sua dispersão no cotidiano escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora contemple as temáticas físico-naturais, apresenta tais conteúdos de forma genérica e tecnicista, sem orientações metodológicas claras para sua efetiva mediação pedagógica. Diante desse cenário, este trabalho propõe a elaboração de um jogo didático analógico, voltado ao ensino dos processos erosivos urbanos na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental II, com base na realidade socioambiental da cidade de Salvador, Bahia. A proposta está ancorada nos pressupostos da Educação Ambiental crítica, da ludicidade e da gamificação, articulando conceitos da Geomorfologia e dinâmica de processos geomorfológicos ao cotidiano dos discentes, por meio de práticas pedagógicas interativas, significativas e contextualizadas. A metodologia adotada foi qualitativa, exploratória e propositiva, estruturada em três etapas: (1) revisão bibliográfica especializada sobre ensino da Geografia Física e Geomorfologia, jogos didáticos e metodologias ativas; (2) análise documental da BNCC, com foco nas habilidades que tratam dos processos naturais e da sustentabilidade; e (3) elaboração da proposta didática, com a criação de um jogo de tabuleiro intitulado “Salvador em Movimento: o Desafio da Erosão”. O jogo simula situações de risco associadas à erosão urbana em um tabuleiro temático, no qual os discentes atuam em grupos como equipes técnicas responsáveis por diagnosticar problemas e propor soluções sustentáveis, com base em cartas de “problemas” e “soluções”. A proposta se alinha a habilidades presentes na BNCC como analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica (EF08GE03) e discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais (EF07GE06) e pode ser aplicada em duas aulas de cinquenta minutos, com turmas organizadas em pequenos grupos. Embora não tenha sido aplicada em contexto escolar, a proposta visa oferecer ao professor um material instrucional adaptável e replicável, que valorize o conhecimento e a criticidade, a participação ativa dos discentes e a leitura do território. Conclui-se que a criação de jogos como dispositivos didáticos pode contribuir, significativamente, para a renovação das práticas de ensino da Geografia Física, promovendo uma aprendizagem mais próxima da vivência dos discentes e comprometida com a construção da cidadania ambiental. Além disso, abre caminhos para futuros estudos e validações empíricas em espaços formais, como os contextos escolares, e os não formais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1500_TB503_26072025224352.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO DIAS DE MENEZES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaodias.junior@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123569
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 503
    "inscrito_id" => 1500
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE PROCESSOS EROSIVOS: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM ÊNFASE NA REALIDADE URBANA DE SALVADOR"
    "resumo" => "O ensino da Geografia Física na Educação Básica enfrenta desafios relacionados a sua abordagem conceitual, metodológica e curricular, especialmente quando se trata de conteúdos como relevo, solo e processos erosivos. Esses temas, embora fundamentais para a compreensão das dinâmicas do espaço geográfico, são frequentemente abordados de maneira fragmentada e descontextualizada, contribuindo para a sua dispersão no cotidiano escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora contemple as temáticas físico-naturais, apresenta tais conteúdos de forma genérica e tecnicista, sem orientações metodológicas claras para sua efetiva mediação pedagógica. Diante desse cenário, este trabalho propõe a elaboração de um jogo didático analógico, voltado ao ensino dos processos erosivos urbanos na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental II, com base na realidade socioambiental da cidade de Salvador, Bahia. A proposta está ancorada nos pressupostos da Educação Ambiental crítica, da ludicidade e da gamificação, articulando conceitos da Geomorfologia e dinâmica de processos geomorfológicos ao cotidiano dos discentes, por meio de práticas pedagógicas interativas, significativas e contextualizadas. A metodologia adotada foi qualitativa, exploratória e propositiva, estruturada em três etapas: (1) revisão bibliográfica especializada sobre ensino da Geografia Física e Geomorfologia, jogos didáticos e metodologias ativas; (2) análise documental da BNCC, com foco nas habilidades que tratam dos processos naturais e da sustentabilidade; e (3) elaboração da proposta didática, com a criação de um jogo de tabuleiro intitulado “Salvador em Movimento: o Desafio da Erosão”. O jogo simula situações de risco associadas à erosão urbana em um tabuleiro temático, no qual os discentes atuam em grupos como equipes técnicas responsáveis por diagnosticar problemas e propor soluções sustentáveis, com base em cartas de “problemas” e “soluções”. A proposta se alinha a habilidades presentes na BNCC como analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica (EF08GE03) e discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais (EF07GE06) e pode ser aplicada em duas aulas de cinquenta minutos, com turmas organizadas em pequenos grupos. Embora não tenha sido aplicada em contexto escolar, a proposta visa oferecer ao professor um material instrucional adaptável e replicável, que valorize o conhecimento e a criticidade, a participação ativa dos discentes e a leitura do território. Conclui-se que a criação de jogos como dispositivos didáticos pode contribuir, significativamente, para a renovação das práticas de ensino da Geografia Física, promovendo uma aprendizagem mais próxima da vivência dos discentes e comprometida com a construção da cidadania ambiental. Além disso, abre caminhos para futuros estudos e validações empíricas em espaços formais, como os contextos escolares, e os não formais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1500_TB503_26072025224352.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO DIAS DE MENEZES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaodias.junior@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O ensino da Geografia Física na Educação Básica enfrenta desafios relacionados a sua abordagem conceitual, metodológica e curricular, especialmente quando se trata de conteúdos como relevo, solo e processos erosivos. Esses temas, embora fundamentais para a compreensão das dinâmicas do espaço geográfico, são frequentemente abordados de maneira fragmentada e descontextualizada, contribuindo para a sua dispersão no cotidiano escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora contemple as temáticas físico-naturais, apresenta tais conteúdos de forma genérica e tecnicista, sem orientações metodológicas claras para sua efetiva mediação pedagógica. Diante desse cenário, este trabalho propõe a elaboração de um jogo didático analógico, voltado ao ensino dos processos erosivos urbanos na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental II, com base na realidade socioambiental da cidade de Salvador, Bahia. A proposta está ancorada nos pressupostos da Educação Ambiental crítica, da ludicidade e da gamificação, articulando conceitos da Geomorfologia e dinâmica de processos geomorfológicos ao cotidiano dos discentes, por meio de práticas pedagógicas interativas, significativas e contextualizadas. A metodologia adotada foi qualitativa, exploratória e propositiva, estruturada em três etapas: (1) revisão bibliográfica especializada sobre ensino da Geografia Física e Geomorfologia, jogos didáticos e metodologias ativas; (2) análise documental da BNCC, com foco nas habilidades que tratam dos processos naturais e da sustentabilidade; e (3) elaboração da proposta didática, com a criação de um jogo de tabuleiro intitulado “Salvador em Movimento: o Desafio da Erosão”. O jogo simula situações de risco associadas à erosão urbana em um tabuleiro temático, no qual os discentes atuam em grupos como equipes técnicas responsáveis por diagnosticar problemas e propor soluções sustentáveis, com base em cartas de “problemas” e “soluções”. A proposta se alinha a habilidades presentes na BNCC como analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica (EF08GE03) e discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais (EF07GE06) e pode ser aplicada em duas aulas de cinquenta minutos, com turmas organizadas em pequenos grupos. Embora não tenha sido aplicada em contexto escolar, a proposta visa oferecer ao professor um material instrucional adaptável e replicável, que valorize o conhecimento e a criticidade, a participação ativa dos discentes e a leitura do território. Conclui-se que a criação de jogos como dispositivos didáticos pode contribuir, significativamente, para a renovação das práticas de ensino da Geografia Física, promovendo uma aprendizagem mais próxima da vivência dos discentes e comprometida com a construção da cidadania ambiental. Além disso, abre caminhos para futuros estudos e validações empíricas em espaços formais, como os contextos escolares, e os não formais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.