Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

IDENTIFICAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS – PARÁ E APLICAÇÃO DA GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GEOCONSERVAÇÃO

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

RESUMO O Município de Salinópolis conhecido popularmente como Salinas, está a cerca de 200 Km da capital Belém, compondo a zona costeira do Estado do Pará, trata-se de um território que apresenta uma diversidade de unidades morfoestruturais que conferem valor científico à paisagem. Nesse contexto, destaca-se a geodiversidade como parcela significativa do patrimônio natural, cuja conservação é fundamental. A geoconservação surge, como estratégia de proteção, sendo a geoeducação uma de suas principais ferramentas de sensibilização e medição. Esta pesquisa tem como objetivo identificar elementos relevantes da geodiversidade presente em Salinópolis e compreender de que formas esses elementos podem ser integrados ao meio educacional, a partir da perspectiva da geoeducação. A metodologia envolveu revisão bibliográfica sobre os conceitos de geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação e geoeducação, levantamento de campo para a identificação e caracterização dos elementos geodiversos, e por fim, análise dos dados para a elaboração de um mapa do geopatrimônio do Município. O levantamento revelou que Salinópolis abriga diversos sítios com significativo potencial geocientífico e educativo, como: Geossítio Praia da Corvina, Geossítio Praia do Maçarico, Geomorfossítio Mirante Miramar, Geossítio Lago do Pedalinho, Geossítio Fonte do Caranã, Geossítio Praia do Farol Velho, Geossítio Praia do Atalaia, Geossítio Lago da Coca-Cola, Geomorfossítio Morro da Coca - Cola e Geossítio Praia do Cocal. Tais locais representam elementos valiosos para práticas pedagógicas voltadas a valorização do meio físico e à promoção da valorização ambiental e da paisagem. Com base nesse diagnóstico, torna-se possível propor futuras ações de geoconservação, como a produção de materiais educativos e interpretativos que contribuam para a divulgação e preservação do geopatrimônio local, fortalecendo vínculos entre território, escola e comunidade.

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