Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

A geodiversidade refere-se à variedade de elementos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos que compõem a superfície terrestre e suas interações. Esse conceito engloba rochas, minerais, fósseis, solos, formas de relevo, processos geológicos e recursos hídricos. O ensino da geodiversidade na educação básica é essencial para conectar os estudantes ao seu ambiente, despertando o interesse pelas ciências da Terra e incentivando a conservação ambiental. Dessa forma, contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de desenvolver estratégias e ações para mitigar problemas ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tecnologias, dentre as quais pode-se citar o Storyboard That, Canva, Google Forms e Mentimeter como ferramenta para o ensino da geodiversidade nas escolas do Maranhão, tanto para auxiliar professores quanto para o desenvolvimento dos alunos. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica baseada na pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório visando aprofundar a compreensão sobre o tema. Além disso, foram avaliadas as ferramentas disponíveis na internet sobre a temática, seguindo a metodologia de Vasconcelos e Souto (2003) e Badzinski e Hermel (2015). A análise considerou aspectos como temáticas que poderão ser abordadas, qualidade do texto e das imagens, linguagem dos conteúdos, bem como a funcionalidade da ferramenta (se serve como material de consulta, simulador, vídeo ou animação). Os resultados apontam a importância das ferramentas tecnológicas para o ensino da geodiversidade do Maranhão, elas são fundamentais para tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível. As ferramentas analisadas demonstraram que podem contribuir para a compreensão do tema, potencializar o pensamento espacial crítico dos alunos e favorecer uma aprendizagem ativa e significativa, reforçando a importância das tecnologias digitais no ensino das geociências.

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