Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

DA FORMAÇÃO TRADICIONAL À FORMAÇÃO CRÍTICO GEOGRÁFICA: ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NO CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE NA EDIÇÃO DE 2023 E 2024

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123342
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 876
    "titulo" => "DA FORMAÇÃO TRADICIONAL À FORMAÇÃO CRÍTICO GEOGRÁFICA: ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NO CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE NA EDIÇÃO DE 2023 E 2024"
    "resumo" => "Diante da demanda social e necessidade do acesso à educação e educação de qualidade para jovens da periferia e escola pública, que projetos de extensão como o cursinho popular Paulo Freire desenvolvido na Universidade Federal de Catalão surge. Diante da relevância social do projeto, cabe o debate sobre a formação e atuação dos professores, e assim, surge essa pesquisa que busca realizar o levantamento teórico sobre a Geografia crítica e educação popular no intuito de debater duas sequências didáticas sobre o ensino de Geomorfologia aplicada nas edições de 2023 e 2024 do projeto, sendo uma pela Geografia tradicional e outra pela Geografia crítica, para assim identificar os pontos positivos, principais desafios e perspectivas futuras a ser seguidas e adotados pelo núcleo pedagógico de Geografia do cursinho popular Paulo Freire. Para o desenvolvimento desta pesquisa será utilizado uma metodologia qualitativa quantitativa, que busca realizar um levantamento teórico e análise sobre as abordagens utilizadas nas duas edições. Os resultados obtidos, se estrutura através da discussão dos autores da pesquisa que são educadores no projeto Paulo Freire, que através desta abordagem observou que com a aplicação crítica da geomorfologia os alunos passou a ter uma concepção mais ampla entre a relação homem e natureza, que através da outra metodologia se prendia a uma análise tecnicista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID876_TB194_08052025162038.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR MESSIAS COELHO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "birolshu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123342
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 876
    "titulo" => "DA FORMAÇÃO TRADICIONAL À FORMAÇÃO CRÍTICO GEOGRÁFICA: ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NO CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE NA EDIÇÃO DE 2023 E 2024"
    "resumo" => "Diante da demanda social e necessidade do acesso à educação e educação de qualidade para jovens da periferia e escola pública, que projetos de extensão como o cursinho popular Paulo Freire desenvolvido na Universidade Federal de Catalão surge. Diante da relevância social do projeto, cabe o debate sobre a formação e atuação dos professores, e assim, surge essa pesquisa que busca realizar o levantamento teórico sobre a Geografia crítica e educação popular no intuito de debater duas sequências didáticas sobre o ensino de Geomorfologia aplicada nas edições de 2023 e 2024 do projeto, sendo uma pela Geografia tradicional e outra pela Geografia crítica, para assim identificar os pontos positivos, principais desafios e perspectivas futuras a ser seguidas e adotados pelo núcleo pedagógico de Geografia do cursinho popular Paulo Freire. Para o desenvolvimento desta pesquisa será utilizado uma metodologia qualitativa quantitativa, que busca realizar um levantamento teórico e análise sobre as abordagens utilizadas nas duas edições. Os resultados obtidos, se estrutura através da discussão dos autores da pesquisa que são educadores no projeto Paulo Freire, que através desta abordagem observou que com a aplicação crítica da geomorfologia os alunos passou a ter uma concepção mais ampla entre a relação homem e natureza, que através da outra metodologia se prendia a uma análise tecnicista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID876_TB194_08052025162038.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR MESSIAS COELHO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "birolshu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Diante da demanda social e necessidade do acesso à educação e educação de qualidade para jovens da periferia e escola pública, que projetos de extensão como o cursinho popular Paulo Freire desenvolvido na Universidade Federal de Catalão surge. Diante da relevância social do projeto, cabe o debate sobre a formação e atuação dos professores, e assim, surge essa pesquisa que busca realizar o levantamento teórico sobre a Geografia crítica e educação popular no intuito de debater duas sequências didáticas sobre o ensino de Geomorfologia aplicada nas edições de 2023 e 2024 do projeto, sendo uma pela Geografia tradicional e outra pela Geografia crítica, para assim identificar os pontos positivos, principais desafios e perspectivas futuras a ser seguidas e adotados pelo núcleo pedagógico de Geografia do cursinho popular Paulo Freire. Para o desenvolvimento desta pesquisa será utilizado uma metodologia qualitativa quantitativa, que busca realizar um levantamento teórico e análise sobre as abordagens utilizadas nas duas edições. Os resultados obtidos, se estrutura através da discussão dos autores da pesquisa que são educadores no projeto Paulo Freire, que através desta abordagem observou que com a aplicação crítica da geomorfologia os alunos passou a ter uma concepção mais ampla entre a relação homem e natureza, que através da outra metodologia se prendia a uma análise tecnicista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.