Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS EM DUPLA-TAREFA SOBRE O EQUILÍBRIO E A COGNIÇÃO DE MULHERES IDOSAS

Palavra-chaves: DUPLA-TAREFA, COGNIÇÃO, EQUILÍBRIO, IDOSO Pôster (PO) Fisioterapia Gerontológica
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Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

A dupla tarefa (DT) é aprendida durante toda a vida. Ela é um pré-requisito no desempenho funcional nas diversas atividades de vida diária. Entretanto, faz-se necessário ampliar as pesquisas com exercícios de DT a fim de observar as possíveis associações do treinamento com DT sobre a estabilização da função cognitiva e na estabilidade postural em pessoas idosas. Assim, este estudo objetiva analisar a influência da treinamento com DT sobre a cognição e o equilíbrio de mulheres idosas que realizaram acompanhamento fisioterapêutico em grupo. Participaram do estudo 12 mulheres com idades acima de 60 anos, hemodinamicamente estáveis, que não realizavam tratamento alternativo. A amostra foi distribuída aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE), compostos por 06 participantes cada. O GC foi submetido a um protocolo com cinesioterapia ativa compreendendo apenas tarefas motoras simples. Enquanto o GE foi submetido aos mesmos exercícios do GC, porém associados a tarefas cognitivas ou motoras secundárias simultâneas. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, com frequência de duas vezes por semana, no período de oito semanas com duração de 50 minutos por sessão. Para coleta de dados iniciais foi utilizada uma ficha de avaliação contendo o Test Timed Get Up and Go (TUG) para avaliação do desempenho funcional e risco de quedas, denominado nesta pesquisa de (TUG-S), foi realizado ainda o TUG associado a uma tarefa motora (TUG-M) de carregar uma bandeja plástica com 4 copos plásticos contendo água até 4 cm de diferença da borda; e o TUG associado à uma tarefa cognitiva (TUG-C) com a repetição dos dias da semana em ordem inversa começando do domingo. A avaliação do equilíbrio e a marcha deu-se pela Escala de Avaliação de Equilíbrio e Marcha de Tinneti e para avaliar o aspecto cognitivo foi utilizado o Montreal Cognitive Assessment. Os mesmos instrumentos foram utilizados ao final da pesquisa. Para o processamento, armazenamento e análise dos dados, foi utilizado o Statistical Package for the Social Science, versão 21.0. A estatística descritiva foi realizada usando-se medidas de tendência central e dispersão, resumidas na linha de base de acordo com a faixa etária. Para a verificação da normalidade dos dados, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov (K-S). Em seguida, foi utilizado o Teste t para comparar a média de amostras independentes, e o Teste t pareado para amostras dependentes a fim de avaliar os grupos em dois momentos distintos. Em toda a análise estatística, considerou-se um intervalo de confiança (IC) de 95% e um p= 0,05. Os resultados demonstraram que os exercícios com dupla-tarefa são capazes de promover a melhora do equilíbrio e da cognição de mulheres idosas.

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