Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS AUTORAIS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO PEDAGOGIA NA UFRGS

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a produção de jogos didáticos autorais de dois residentes no Programa de Residência Pedagógica (2022-2024) - subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os jogos foram produzidos para uma turma de 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública. Os jogos foram produzidos como parte de um projeto didático desenvolvido, com foco no componente curricular Ciências. Neste trabalho, analisam-se os seguintes jogos didáticos autorais: 1) tabuleiro da corrida espacial; 2) jogo da velha da cadeia alimentar; 3) baralho da batalha dos fungos. Como referencial teórico, o trabalho utiliza contribuições dos campos da Didática e do Design de Jogos. Para a criação dos jogos, foram levados em consideração a habilidade a ser desenvolvida conforme a BNCC, os aspectos estéticos, a ludicidade, a jogabilidade, ou seja, as regras, os materiais necessários, os tipos de agrupamento em sala, as instruções e o acompanhamento das intervenções necessárias. Após a utilização dos jogos, houve um momento para avaliação do conhecimento do conteúdo a partir do questionamento dos residentes e das falas dos alunos. Nesse processo, apontou-se como fundamental a docência compartilhada, a troca entre pares de residentes ampliou os desafios da criação de jogos e possibilitou o aperfeiçoamento destes materiais, antes e após a avaliação do uso dos jogos. Pudemos notar que o uso dos jogos proporcionou maior engajamento e interesse dos estudantes nos conteúdos, desenvolvimento de habilidades de trabalho em pequenos grupos, compreensão dos mecanismos dos jogos e ganhos significativos de conhecimento nos conteúdos apresentados. A produção de jogos, articulada ao planejamento, e ao desenvolvimento das aulas em que esses materiais foram utilizados incrementou a práxis pedagógica como licenciandos, permitindo exercitar e experienciar a prática em uma turma real, oferecendo feedback constante, gerindo pequenos grupos e buscando aprofundamento dos conteúdos.

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