LEITURA E ESCRITA: ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO A ESTUDANTES DE FRONTEIRA EM FOZ DO IGUAÇU/PR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120897 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 606 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO A ESTUDANTES DE FRONTEIRA EM FOZ DO IGUAÇU/PR" "resumo" => "Trata-se de um subprojeto do PIBID de Letras da UNILA, cujo objetivo é abordar o ensino de leitura e escrita a (i) crianças imigrantes com baixo desempenho nas séries iniciais (oriundas de famílias com visto de refugiados; famílias bilíngues/plurilíngues; famílias hispânicas, indígenas, árabes e demais etnias) e também a (ii) estudantes de EJA, ambos de escolas públicas do município. Nas séries iniciais, as crianças que integram esse movimento migratório de fronteiras têm apresentado dificuldade para a leitura e escrita em português, ampliando o número de analfabetismo padrão (é crescente o número de crianças que chega ao 6º ano sem saber ler e escrever) e também o número de analfabetos funcionais na educação básica. Referencial teórico-metodológico: o analfabetismo funcional consiste na incapacidade que o indivíduo possui em compreender textos que circulam na sociedade, depois de cursar alguns anos de ensino padrão na escola. Um indivíduo pode ser letrado, mas não alfabetizado funcionalmente. Pode até ler, mas não compreender o que ele próprio lê. Por letramentos, abordamos o letramento social, que trata do conjunto de atividades associadas aos saberes, às tecnologias e às competências necessárias que envolvem a língua escrita numa determinada situação comunicativa (SCLIAR-CABRAL, 2013). A proposição metodológica insere-se na mediação entre estudantes de Letras da UNILA junto às professoras supervisoras de 3 escolas municipais, em turmas de 2º ano, 4º ano, 5º ano e numa turma de EJA. Resultados esperados: a alfabetização inclusiva e multicultural em região de fronteira atende à atual proposta do MEC, intitulada “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, que foi oficializada pelo presidente Lula, em junho de 2023. Os projetos da UNILA nesta direção têm alcançado resultados promissores, como, por exemplo, no desenvolvido na Comunidade Sagrada Família a dependentes químicos de Foz do Iguaçu (2022-2024) e em programas de iniciação à docência anteriores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID606_TB121_02022025210424.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEIA SILVA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MARILEIA/UNILA" "autor_email" => "marileia.unila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120897 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 606 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO A ESTUDANTES DE FRONTEIRA EM FOZ DO IGUAÇU/PR" "resumo" => "Trata-se de um subprojeto do PIBID de Letras da UNILA, cujo objetivo é abordar o ensino de leitura e escrita a (i) crianças imigrantes com baixo desempenho nas séries iniciais (oriundas de famílias com visto de refugiados; famílias bilíngues/plurilíngues; famílias hispânicas, indígenas, árabes e demais etnias) e também a (ii) estudantes de EJA, ambos de escolas públicas do município. Nas séries iniciais, as crianças que integram esse movimento migratório de fronteiras têm apresentado dificuldade para a leitura e escrita em português, ampliando o número de analfabetismo padrão (é crescente o número de crianças que chega ao 6º ano sem saber ler e escrever) e também o número de analfabetos funcionais na educação básica. Referencial teórico-metodológico: o analfabetismo funcional consiste na incapacidade que o indivíduo possui em compreender textos que circulam na sociedade, depois de cursar alguns anos de ensino padrão na escola. Um indivíduo pode ser letrado, mas não alfabetizado funcionalmente. Pode até ler, mas não compreender o que ele próprio lê. Por letramentos, abordamos o letramento social, que trata do conjunto de atividades associadas aos saberes, às tecnologias e às competências necessárias que envolvem a língua escrita numa determinada situação comunicativa (SCLIAR-CABRAL, 2013). A proposição metodológica insere-se na mediação entre estudantes de Letras da UNILA junto às professoras supervisoras de 3 escolas municipais, em turmas de 2º ano, 4º ano, 5º ano e numa turma de EJA. Resultados esperados: a alfabetização inclusiva e multicultural em região de fronteira atende à atual proposta do MEC, intitulada “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, que foi oficializada pelo presidente Lula, em junho de 2023. Os projetos da UNILA nesta direção têm alcançado resultados promissores, como, por exemplo, no desenvolvido na Comunidade Sagrada Família a dependentes químicos de Foz do Iguaçu (2022-2024) e em programas de iniciação à docência anteriores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID606_TB121_02022025210424.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEIA SILVA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MARILEIA/UNILA" "autor_email" => "marileia.unila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }