RELATO DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120846 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "RELATO DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Este trabalho se constitui em um relato de experiência de um estágio que foi realizado durante dois anos em uma escola pública, em uma cidade no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo refletir sobre como essa experiencia foi relevante para um estudante de licenciatura que teve essa como sua primeira inserção na escola, e o quanto isso foi importante para a construção de uma imagem acerca da escola, dos indivíduos que nela habitam, junto com a tentativa de compreensão das mecânicas que movem o processo educacional na cidade em questão e até que ponto eles são benéficos ou não para a comunidade escolar. Para tanto foram utilizadas as memórias do autor aliadas a um embasamento teórico, relacionando estas experiencias com autores como Paulo Freire e Maurice Tardiff. Conclui-se que nestes dois anos foram observadas diversas situações que contrastam com o ideal de uma instituição que deveria primar pela equidade, conhecimento e acima de tudo produção de sujeitos aptos a criação de um espaço melhor no futuro, porém, também foram observados momentos de amorosidade, união e respeito, junto com tentativas por parte dos professores de produzir uma educação emancipatória. Foi notável a percepção de que a escola é um espaço em constante metamorfose e contradição, condição que provoca dúvidas em professores em formação, como no caso do autor, e que reitera a necessidade de estudos e reflexões sobre esse espaço." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID513_TB54_05022025175236.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR MORIM DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "morimvitor@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120846 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "RELATO DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Este trabalho se constitui em um relato de experiência de um estágio que foi realizado durante dois anos em uma escola pública, em uma cidade no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo refletir sobre como essa experiencia foi relevante para um estudante de licenciatura que teve essa como sua primeira inserção na escola, e o quanto isso foi importante para a construção de uma imagem acerca da escola, dos indivíduos que nela habitam, junto com a tentativa de compreensão das mecânicas que movem o processo educacional na cidade em questão e até que ponto eles são benéficos ou não para a comunidade escolar. Para tanto foram utilizadas as memórias do autor aliadas a um embasamento teórico, relacionando estas experiencias com autores como Paulo Freire e Maurice Tardiff. Conclui-se que nestes dois anos foram observadas diversas situações que contrastam com o ideal de uma instituição que deveria primar pela equidade, conhecimento e acima de tudo produção de sujeitos aptos a criação de um espaço melhor no futuro, porém, também foram observados momentos de amorosidade, união e respeito, junto com tentativas por parte dos professores de produzir uma educação emancipatória. Foi notável a percepção de que a escola é um espaço em constante metamorfose e contradição, condição que provoca dúvidas em professores em formação, como no caso do autor, e que reitera a necessidade de estudos e reflexões sobre esse espaço." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID513_TB54_05022025175236.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR MORIM DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "morimvitor@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }