Artigo Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-033-2

COLEÇÃO ITINERANTE DE PEIXES: POPULARIZANDO E DIVULGANDO A ICTIOLOGIA PARA CRIANÇAS E JOVENS ATRÁVES DA CIENCIA MÓVEL NO AMAZONAS

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Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Resumo

Os programas de ciência móvel têm se mostrado excelentes ferramentas de popularização e divulgação da ciência em áreas urbanas e rurais. O presente estudo é parte do projeto CNPq/MCTI/FNDCT nº 39/2022 Coleção Itinerante de Peixes: popularizando e divulgando a ictiologia para crianças e jovens em áreas de difícil acesso da Amazônia e teve como objetivos implantar um modelo de interiorização e itinerância da Coleção Ictiológica Regional da Universidade Federal do Amazonas - (CIR/UFAM) e contribuir com a popularização de uma ciência cidadã, inclusiva e sociocultural para crianças e jovens de Escolas Públicas do Amazonas, Brasil. Oficinas expositivas foram levadas para alunos do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual e municipal nas cidades de Manaus (capital) e Presidente Figueiredo. Durante as oficinas, foram realizadas palestras sobre temas relacionados a ecologia, biologia e pesca de peixes amazônicos e sua relação com o ambiente, exposição de espécimes, estruturas e ossos da CIR/UFAM com auxílio de lupas e microscópios e exposição de banners informativos. As oficinas também contaram com palavras-cruzadas, tabuleiro e quebra-cabeça temáticos. A Coleção Itinerante de Peixes alcançou 15 escolas na cidade de Manaus e uma escola no município de Presidente Figueiredo. As oficinas expositivas foram desenvolvidas para 951 alunos do 6º ao 9º ano, contando com a colaboração de 16 professores e 16 gestores. Os alunos demonstram grande interesse sobre os assuntos abordados e pela exposição, através da participação nas atividades desenvolvidas e dos questionamentos feitos acerca dos peixes e da região onde vivem. O projeto ainda levará a CIR/UFAM em outras escolas dos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Iranduba. A quantidade de alunos participantes até o momento, somado a percepção da integração dos mesmos, demonstra a importância da continuidade da ciência móvel para levar a ciência a crianças e jovens que estudam em escolas no Amazonas.

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