ACOLHIMENTO DO IDOSO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
"2015-09-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 12013 "edicao_id" => 36 "trabalho_id" => 1263 "inscrito_id" => 3322 "titulo" => "ACOLHIMENTO DO IDOSO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A população mundial está apresentando um envelhecimento contingencial o que requer maiores esforços dos profissionais nos serviços de saúde para atender ás pessoas idosas com complicações de saúde advindas com o processo de envelhecimento humano, sendo o atendimento em saúde previsto pela PNH, a prática do acolhimento pode estar relacionada a questões de interações de ordem social, trabalhistas ou das relações de saber e de poder esbelecidas no âmbito dos serviços de saúde. OBJETIVO: Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o acolhimento nos serviços de saúde, conquistas e desafios para um atendimento humanizado. METODOLOGIA: Fases da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura através das bases de dados LILACs, SCIELO, PUBMED, BVS e CAPES, utilizando-se as palavras-chave acolhimento, humanização dos serviços e serviços de saúde para a identificação e seleção dos artigos; coleta de dados no período entre 2004 e 2014, com amostra final de 10 artigos relacionados especificamente com as questões norteadoras do estudo; análise crítica dos estudos incluídos. RESULTADOS: O acolhimento promove a humanização do cuidado, organização do trabalho e resolução de problemas de saúde. Os indivíduos idosos necessitam de acompanhamento e assistência em saúde para melhoria da qualidade de vida. Os profissionais reconhecem a importância do atendimento integral, resolutivo e tentam executar a PNH, mas pode-se identificar insatisfação de usuários devido ao tempo para o atendimento e as dificuldades na comunicação; nem sempre as relações cliente e profissional são personalizadas, há maior preocupação com habilidades técnicas do que com acolhimento e o aumento da demanda traz sofrimento no trabalho. CONCLUSÕES: A principal conquista para um atendimento humanizado está centrada em uma política que perpassa as diferentes ações e instâncias de gestão do SUS, onde o acolhimento na assistência em saúde norteia a efetivação de um atendimento humanizado. Enquanto que os desafios para o atendimento estão centrados na fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais, no despreparo para lidar com a dimensão subjetiva dos indivíduos, em especial da pessoa idosa, nas práticas de atenção em saúde o que faz necessário maior efetivação e investimento para a educação permanente em saúde e oportunidade de capacitação/especialização para qualificação dos profissionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "ACOLHIMENTO, HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA, SERVIÇOS DE SAÚDE, SAÚDE DO IDOSO, SAÚDE DO IDOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV040_MD4_SA4_ID3322_09092015090813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-09 18:43:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVÁ ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SOUZA" "autor_email" => "jeovaas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-cieh" "edicao_nome" => "Anais IV CIEH" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2015" "edicao_logo" => "5e49e629f3441_16022020220233.png" "edicao_capa" => "5f182cb905404_22072020091033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-09-24 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 12013 "edicao_id" => 36 "trabalho_id" => 1263 "inscrito_id" => 3322 "titulo" => "ACOLHIMENTO DO IDOSO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A população mundial está apresentando um envelhecimento contingencial o que requer maiores esforços dos profissionais nos serviços de saúde para atender ás pessoas idosas com complicações de saúde advindas com o processo de envelhecimento humano, sendo o atendimento em saúde previsto pela PNH, a prática do acolhimento pode estar relacionada a questões de interações de ordem social, trabalhistas ou das relações de saber e de poder esbelecidas no âmbito dos serviços de saúde. OBJETIVO: Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o acolhimento nos serviços de saúde, conquistas e desafios para um atendimento humanizado. METODOLOGIA: Fases da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura através das bases de dados LILACs, SCIELO, PUBMED, BVS e CAPES, utilizando-se as palavras-chave acolhimento, humanização dos serviços e serviços de saúde para a identificação e seleção dos artigos; coleta de dados no período entre 2004 e 2014, com amostra final de 10 artigos relacionados especificamente com as questões norteadoras do estudo; análise crítica dos estudos incluídos. RESULTADOS: O acolhimento promove a humanização do cuidado, organização do trabalho e resolução de problemas de saúde. Os indivíduos idosos necessitam de acompanhamento e assistência em saúde para melhoria da qualidade de vida. Os profissionais reconhecem a importância do atendimento integral, resolutivo e tentam executar a PNH, mas pode-se identificar insatisfação de usuários devido ao tempo para o atendimento e as dificuldades na comunicação; nem sempre as relações cliente e profissional são personalizadas, há maior preocupação com habilidades técnicas do que com acolhimento e o aumento da demanda traz sofrimento no trabalho. CONCLUSÕES: A principal conquista para um atendimento humanizado está centrada em uma política que perpassa as diferentes ações e instâncias de gestão do SUS, onde o acolhimento na assistência em saúde norteia a efetivação de um atendimento humanizado. Enquanto que os desafios para o atendimento estão centrados na fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais, no despreparo para lidar com a dimensão subjetiva dos indivíduos, em especial da pessoa idosa, nas práticas de atenção em saúde o que faz necessário maior efetivação e investimento para a educação permanente em saúde e oportunidade de capacitação/especialização para qualificação dos profissionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "ACOLHIMENTO, HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA, SERVIÇOS DE SAÚDE, SAÚDE DO IDOSO, SAÚDE DO IDOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV040_MD4_SA4_ID3322_09092015090813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-09 18:43:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVÁ ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SOUZA" "autor_email" => "jeovaas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-cieh" "edicao_nome" => "Anais IV CIEH" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2015" "edicao_logo" => "5e49e629f3441_16022020220233.png" "edicao_capa" => "5f182cb905404_22072020091033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-09-24 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }