Artigo CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-017-2

PROMOÇÃO SOCIAL E PROFISSIONALIZAÇÃO: UM BREVE ESTUDO DA POLÍTICAS DE COTAS SOB A LEI ESTADUAL Nº 9662 DE 28 DE ABRIL DE 2022 NAS UNIDADES DA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA (FAETEC)

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
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                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
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                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
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                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
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                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que visa à preparação e qualificação para o mundo do trabalho. Dentro desse contexto, a presente pesquisa visa à promoção social por meio de cursos de qualificação, em especial ao cumprimento da Lei Estadual nº 9662, de 28 de abril de 2022, que se destina às mulheres vítimas de violência doméstica. Para isso, o estudo oferece a relevância da implantação de parcerias entre as unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), com Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e abrigos institucionais, na efetivação do preenchimento do regime de reserva de vagas para os cursos de qualificação profissional e formação inicial e continuada, que trazem em seu escopo fundamentos de justiça social e cultural. Tal proposta gira em torno da percepção dos mecanismos capazes de promover a igualdade mediante o aperfeiçoamento profissional ou uma nova qualificação, almejando a obtenção de emprego e renda e, posteriormente, a minimização da pobreza e dirimir a exclusão social. Para tanto, os critérios metodológicos qualitativos estabelecidos foram um estudo mais aprofundado da estrutura social da mulher na sociedade, seguido da coleta de dados sobre o preenchimento do regime de reserva de vaga no segundo semestre de 2023, oferecido nos Centros Vocacionais Tecnológicos pertencentes à rede FAETEC, tendo como referencial teórico autores como Scott (1995), Neto (2010), Silva (2017), Barbosa (2001), entre outros. A pesquisa incipiente já revela os resultados sobre a importância da participação ativa de todos os cidadãos na administração pública, visto como o principal meio para fortalecer a cidadania, a democracia e os direitos individuais.

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