Artigo CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-017-2

OS DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO E DA COGNIÇÃO EM IDOSOS COM ALZHEIMER

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
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                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O hábito alimentar tornou-se objeto de intensa pesquisa em relação ao envelhecimento cognitivo, com potencial para proteger e maximizar a função cognitiva. O objetivo deste estudo está sendo investigar a relação entre o grau de aceitação de alimentos e as influencias com o desempenho cognitivo em idosos com diferentes perfis cognitivos. Método: Trata-se de estudo transversal, qualitativo, feito com amostra inicial composta por 12 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos, de ambos os sexos, residentes no município de São Gonçalo. Os participantes foram classificados em três grupos conforme perfil cognitivo, sendo 3 considerados saudáveis, 3 com diagnóstico de comprometimento cognitivo leve (CCL) e 6 pacientes com doença de Alzheimer (DA). Os instrumentos utilizados foram a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo, Mini Exame do Estado Mental e a aplicação de questionário de frequência alimentar. Resultados: Trata-se de resultados iniciais de pesquisa, a qual foi aprovada pelo Comitê de Ética. Os participantes eram em sua maioria mulheres, com baixa e média escolaridade e renda. Os grupos diagnósticos mostraram-se semelhantes para a maior parte das características avaliadas, com a exceção da idade, renda e cor da pele. Houve maior número de indivíduos mais velhos e de cor parda entre os idosos com DA e maior renda no grupo CCL. Não houve diferença significativa entre os grupos clínicos quanto ao grau de adesão as propostas da pesquisa, entretanto, somente entre os controles saudáveis ocorreu maior adesão se associou positivamente, com maior escore no MEEM e no escore de memória de Aprendizado. Os resultados sugerem que mesmo o grau modesto de adesão pode exercer impacto sobre o desempenho cognitivo de idosos sem alterações cognitivas. Considerações Finais: Considerando que o hábito alimentar das pessoas sobre forte influência de fatores socioculturais é importante que este estudo consiga abranger maior quantidade de participantes visando descrever a influência de consumo alimentar e cognição.

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