Artigo CONEDU - Educação especial (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-018-9

ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS COM ALUNOS COM TDAH NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação especial
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119097
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 3601
    "inscrito_id" => 7426
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS COM ALUNOS COM TDAH NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico de estratégias de ensino utilizadas na fase de alfabetização com alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno pode impactar a capacidade da criança de se concentrar, organizar informações e regular seu comportamento, afetando diretamente a etapa da alfabetização. Partimos de uma concepção de alfabetização que a compreende muito além de um ato mecânico de aquisição dos signos linguísticos, mas como um sistema de linguagem utilizado por determinada sociedade que constrói sentidos, comunicação, interação e representação na relação sócia histórica e cultural. A escrita proporciona aos seus novos usuários, um desafio para ser apropriada, por envolver entre outros aspectos a utilização da percepção (elemento psicomotor), para captar diferentes informações que circundam seu meio sociocultural, um uso excessivo da memória de trabalho para se apropriar de um grande número de combinações de signos linguísticos, uma capacidade de autoregulação, entre várias outras funções executivas. Os resultados de um levantamento bibliográfico - realizado na base de dados Scielo, a partir do descritor TDAH, que resultou em 9 na área da alfabetização – apresentam em sua maioria estratégias de alfabetização que focalizam técnicas, como o destaque em cores do texto para aumentar a probabilidade da atenção ao que foi destacado, ou o uso das TDICs, como vídeos do Youtube de contação de história, o uso do Trello como ferramenta de gerenciamento de projetos que podem ser usadas pelos professores, jogos digitais, assim como aparecem os jogos de alfabetização como estratégia de ensino que auxiliam os alunos com TDAH na aquisição da leitura e da escrita. Essa investigação fornece aos profissionais que atuam com crianças com TDAH em fase de alfabetização ferramentas e reflexões para que se construam ambientes e propostas de aprendizagem mais inclusiva."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7426_TB3601_27102024205046.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍS ALICE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAÍS"
    "autor_email" => "lais.alicepedago@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119097
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 3601
    "inscrito_id" => 7426
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS COM ALUNOS COM TDAH NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico de estratégias de ensino utilizadas na fase de alfabetização com alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno pode impactar a capacidade da criança de se concentrar, organizar informações e regular seu comportamento, afetando diretamente a etapa da alfabetização. Partimos de uma concepção de alfabetização que a compreende muito além de um ato mecânico de aquisição dos signos linguísticos, mas como um sistema de linguagem utilizado por determinada sociedade que constrói sentidos, comunicação, interação e representação na relação sócia histórica e cultural. A escrita proporciona aos seus novos usuários, um desafio para ser apropriada, por envolver entre outros aspectos a utilização da percepção (elemento psicomotor), para captar diferentes informações que circundam seu meio sociocultural, um uso excessivo da memória de trabalho para se apropriar de um grande número de combinações de signos linguísticos, uma capacidade de autoregulação, entre várias outras funções executivas. Os resultados de um levantamento bibliográfico - realizado na base de dados Scielo, a partir do descritor TDAH, que resultou em 9 na área da alfabetização – apresentam em sua maioria estratégias de alfabetização que focalizam técnicas, como o destaque em cores do texto para aumentar a probabilidade da atenção ao que foi destacado, ou o uso das TDICs, como vídeos do Youtube de contação de história, o uso do Trello como ferramenta de gerenciamento de projetos que podem ser usadas pelos professores, jogos digitais, assim como aparecem os jogos de alfabetização como estratégia de ensino que auxiliam os alunos com TDAH na aquisição da leitura e da escrita. Essa investigação fornece aos profissionais que atuam com crianças com TDAH em fase de alfabetização ferramentas e reflexões para que se construam ambientes e propostas de aprendizagem mais inclusiva."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7426_TB3601_27102024205046.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍS ALICE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAÍS"
    "autor_email" => "lais.alicepedago@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico de estratégias de ensino utilizadas na fase de alfabetização com alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno pode impactar a capacidade da criança de se concentrar, organizar informações e regular seu comportamento, afetando diretamente a etapa da alfabetização. Partimos de uma concepção de alfabetização que a compreende muito além de um ato mecânico de aquisição dos signos linguísticos, mas como um sistema de linguagem utilizado por determinada sociedade que constrói sentidos, comunicação, interação e representação na relação sócia histórica e cultural. A escrita proporciona aos seus novos usuários, um desafio para ser apropriada, por envolver entre outros aspectos a utilização da percepção (elemento psicomotor), para captar diferentes informações que circundam seu meio sociocultural, um uso excessivo da memória de trabalho para se apropriar de um grande número de combinações de signos linguísticos, uma capacidade de autoregulação, entre várias outras funções executivas. Os resultados de um levantamento bibliográfico - realizado na base de dados Scielo, a partir do descritor TDAH, que resultou em 9 na área da alfabetização – apresentam em sua maioria estratégias de alfabetização que focalizam técnicas, como o destaque em cores do texto para aumentar a probabilidade da atenção ao que foi destacado, ou o uso das TDICs, como vídeos do Youtube de contação de história, o uso do Trello como ferramenta de gerenciamento de projetos que podem ser usadas pelos professores, jogos digitais, assim como aparecem os jogos de alfabetização como estratégia de ensino que auxiliam os alunos com TDAH na aquisição da leitura e da escrita. Essa investigação fornece aos profissionais que atuam com crianças com TDAH em fase de alfabetização ferramentas e reflexões para que se construam ambientes e propostas de aprendizagem mais inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.