Artigo CONEDU - Educação especial (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-018-9

A ESCOLA INCLUSIVA: À LUZ DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO .

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação especial
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119115
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 6582
    "inscrito_id" => 17034
    "titulo" => "A ESCOLA INCLUSIVA: À LUZ DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ."
    "resumo" => "O presente estudo investigou a temática da atuação dos professores das salas de recursos multifuncionais, diante dos desafios, das necessidades especificas dos alunos público alvo da educação especial –APAEE, almejando momentos inclusivos à luz do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Objetivando identificar a visão que os docentes estabelecem à referida modalidade de ensino, bem como analisar as motivações e as dificuldades enfrentadas. Como metodologia utilizamos pesquisa bibliográfica referenciando autores como Bedaque (2015), Carvalho (2004), Sapon-Shevin (1999), Mantoan (2011) – entre outros autores – e documentos que clarificaram ideias e conceitos relacionados ao tema. Este estudo também se enquadra em uma pesquisa qualitativa, pois foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questões abertas, com professores da sala de recursos multifuncionais da rede de ensino de Mossoró-RN, a fim de compreender as percepções dos profissionais envolvidos no AEE. Como resultados, foi possível entender que não há uma receita pronta para cada especificidade de atendimento nem se dá de forma assistencialista, mas no decorrer dos acontecimentos vai se criando e reinventando possibilidades educativas que atendam às diferenças individuais, contribuindo para que todas essas crianças ultrapassem os limites culturalmente enraizados que dificultam o progresso de sua aprendizagem. É necessário, portanto trabalharmos a educação como prática da liberdade, no que tange ao AEE, a inclusão e diversidade, ou seja, tomar como responsabilidade a formação de cidadãos críticos, éticos e respeitosos, tendo como base a aceitação e a valorização de si e do outro."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17034_TB6582_10102024080406.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINNE NATHYA DE SOUSA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINNE"
    "autor_email" => "jackelinnenathya@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119115
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 6582
    "inscrito_id" => 17034
    "titulo" => "A ESCOLA INCLUSIVA: À LUZ DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ."
    "resumo" => "O presente estudo investigou a temática da atuação dos professores das salas de recursos multifuncionais, diante dos desafios, das necessidades especificas dos alunos público alvo da educação especial –APAEE, almejando momentos inclusivos à luz do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Objetivando identificar a visão que os docentes estabelecem à referida modalidade de ensino, bem como analisar as motivações e as dificuldades enfrentadas. Como metodologia utilizamos pesquisa bibliográfica referenciando autores como Bedaque (2015), Carvalho (2004), Sapon-Shevin (1999), Mantoan (2011) – entre outros autores – e documentos que clarificaram ideias e conceitos relacionados ao tema. Este estudo também se enquadra em uma pesquisa qualitativa, pois foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questões abertas, com professores da sala de recursos multifuncionais da rede de ensino de Mossoró-RN, a fim de compreender as percepções dos profissionais envolvidos no AEE. Como resultados, foi possível entender que não há uma receita pronta para cada especificidade de atendimento nem se dá de forma assistencialista, mas no decorrer dos acontecimentos vai se criando e reinventando possibilidades educativas que atendam às diferenças individuais, contribuindo para que todas essas crianças ultrapassem os limites culturalmente enraizados que dificultam o progresso de sua aprendizagem. É necessário, portanto trabalharmos a educação como prática da liberdade, no que tange ao AEE, a inclusão e diversidade, ou seja, tomar como responsabilidade a formação de cidadãos críticos, éticos e respeitosos, tendo como base a aceitação e a valorização de si e do outro."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17034_TB6582_10102024080406.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINNE NATHYA DE SOUSA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINNE"
    "autor_email" => "jackelinnenathya@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente estudo investigou a temática da atuação dos professores das salas de recursos multifuncionais, diante dos desafios, das necessidades especificas dos alunos público alvo da educação especial –APAEE, almejando momentos inclusivos à luz do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Objetivando identificar a visão que os docentes estabelecem à referida modalidade de ensino, bem como analisar as motivações e as dificuldades enfrentadas. Como metodologia utilizamos pesquisa bibliográfica referenciando autores como Bedaque (2015), Carvalho (2004), Sapon-Shevin (1999), Mantoan (2011) – entre outros autores – e documentos que clarificaram ideias e conceitos relacionados ao tema. Este estudo também se enquadra em uma pesquisa qualitativa, pois foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questões abertas, com professores da sala de recursos multifuncionais da rede de ensino de Mossoró-RN, a fim de compreender as percepções dos profissionais envolvidos no AEE. Como resultados, foi possível entender que não há uma receita pronta para cada especificidade de atendimento nem se dá de forma assistencialista, mas no decorrer dos acontecimentos vai se criando e reinventando possibilidades educativas que atendam às diferenças individuais, contribuindo para que todas essas crianças ultrapassem os limites culturalmente enraizados que dificultam o progresso de sua aprendizagem. É necessário, portanto trabalharmos a educação como prática da liberdade, no que tange ao AEE, a inclusão e diversidade, ou seja, tomar como responsabilidade a formação de cidadãos críticos, éticos e respeitosos, tendo como base a aceitação e a valorização de si e do outro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.