Artigo CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-010-3

AS INFLUÊNCIAS DAS DESIGUALDADES SOCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E O RECURSO HUMANO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nNo setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileira Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\nDiversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica d Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\nEsperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os e Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. 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As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nNo setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileira Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. 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Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\nDiversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica d Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\nEsperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os e Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A presente pesquisa busca discutir, através de uma revisão de literatura, as implicâncias das problemáticas da desigualdade social nas escolas e como o processo de socialização e o recurso humano podem ser uma das lentes para se ampliar o olhar dos problemas escolares. Para a discussão utilizaremos os autores como Bourdieu (1998), Nogueira, Piotto e Nogueira (2021), Reis e Nogueira (2021), Jesus (2018) e Érnica e Batista (2012), para falar da implicância da desigualdade social na realidade escolar. Autores como Berger e Berger (1990) e Lahire (1997) nos ajudarão na discussão sobre a importância do processo de socialização, e por fim utilizaremos a pesquisa de Perpétuo e Coutrim (2022) para referendar a importância do recurso humano como agente de transformação da realidade escolar. Por fim, conclui-se que analisar as problemáticas socais e sua influência na escola é uma proposta para refletirmos sobre os caminhos da sociedade e o papel do ser humano em todo contexto. Importante ressaltar que não se trata de uma forma conclusiva ou simplista para a resolução dos problemas dos contextos educacionais, mas sim um ponto de reflexão diante de toda complexidade para a própria questão de si e do recurso humano como agente transformador. As discussões apresentadas apontam a novos horizontes e reflexões para ao caminho de uma boa educação.

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