ESCUTANDO PARA TRANSFORMAR: IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ESCUTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO À LUZ DA BNCC
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118818 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 4993 "inscrito_id" => 14402 "titulo" => "ESCUTANDO PARA TRANSFORMAR: IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ESCUTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO À LUZ DA BNCC" "resumo" => "Esta pesquisa destaca na integração da Pedagogia da Escuta de professores como uma especificidade na revisão da base curricular comum. Nesse contexto, a Pedagogia da Escuta de professores refere-se à prática de os educadores estarem atentos e receptivos às necessidades, interesses e perspectivas dos alunos, colocando-os no centro do processo educacional. Essa abordagem reconhece que os docentes desempenham um papel crucial não apenas na transmissão de conhecimento, mas também no estabelecimento de um ambiente de aprendizagem que promova o engajamento, a participação ativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Diante disso, o objetivo deste estudo é promover a implementação do ouvir entre os docentes da rede municipal de um município paraense, visando alcançar as competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender as demandas dos professores da rede. Como aporte teórico metodológico, utilizamos o portal de cursos acerca da BNCC AVAMEC (2024) e Freire (1996) com a pedagogia da autonomia. Por fim, entendemos que ao escutar ativamente os docentes e envolvê-los no processo de implementação da Pedagogia da Escuta e das metodologias ativas, fortalece sua capacidade de atender às demandas da BNCC, proporcionando uma educação mais participativa, inclusiva e alinhada às necessidades dos alunos e da sociedade atual." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14402_TB4993_30092024183806.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SILVEIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ALINE MACHADO" "autor_email" => "alinesmachado4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118818 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 4993 "inscrito_id" => 14402 "titulo" => "ESCUTANDO PARA TRANSFORMAR: IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ESCUTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO À LUZ DA BNCC" "resumo" => "Esta pesquisa destaca na integração da Pedagogia da Escuta de professores como uma especificidade na revisão da base curricular comum. Nesse contexto, a Pedagogia da Escuta de professores refere-se à prática de os educadores estarem atentos e receptivos às necessidades, interesses e perspectivas dos alunos, colocando-os no centro do processo educacional. Essa abordagem reconhece que os docentes desempenham um papel crucial não apenas na transmissão de conhecimento, mas também no estabelecimento de um ambiente de aprendizagem que promova o engajamento, a participação ativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Diante disso, o objetivo deste estudo é promover a implementação do ouvir entre os docentes da rede municipal de um município paraense, visando alcançar as competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender as demandas dos professores da rede. Como aporte teórico metodológico, utilizamos o portal de cursos acerca da BNCC AVAMEC (2024) e Freire (1996) com a pedagogia da autonomia. Por fim, entendemos que ao escutar ativamente os docentes e envolvê-los no processo de implementação da Pedagogia da Escuta e das metodologias ativas, fortalece sua capacidade de atender às demandas da BNCC, proporcionando uma educação mais participativa, inclusiva e alinhada às necessidades dos alunos e da sociedade atual." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14402_TB4993_30092024183806.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SILVEIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ALINE MACHADO" "autor_email" => "alinesmachado4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }