Artigo CONEDU - Formação de professores (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-025-7

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO: DESAFIOS E REFLEXÕES

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de professores
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118835
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 5760
    "inscrito_id" => 15805
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO: DESAFIOS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de reflexões em sala de aula na educação básica e objetivou analisar o ensino de Geografia no 6º ano, momento de transição entre os chamados fundamental I e II. Embora não haja esta divisão oficial, utiliza-se bastante para demarcar a entrada do alunado em uma nova dinâmica da escola, onde deixa-se de estudar com Pedagogos e passa-se a estudar com licenciados em áreas específicas. Deste modo, a partir da experiência docente observou-se algumas dificuldades e potencialidades que perpassam o cotidiano escolar, impossibilitando ou garantindo, respectivamente, o processo de ensino-aprendizagem nesta série. Os conteúdos geográficos do 6º ano são diversos e requerem o desenvolvimento de múltiplas habilidades, tais como: leitura e interpretação de textos, imagens, mapas, quadros, tabelas, gráficos, organogramas, enfim, necessitam da leitura de um conjunto de signos para a compreensão de mundo, na qual a Geografia escolar se propõe. Tais habilidades vão ao encontro de um dos objetivos do ensino fundamental, que segundo a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional é “o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo” (BRASIL, 1996). Todavia, como principais dificuldades, identificou-se exatamente a ausência de habilidades que os discentes mais necessitam, ou seja, a leitura e a compreensão de textos verbais e não-verbais. Por outro lado, observou-se que nas aulas de Geografia é possível auxiliar os alunos, sobretudo, nas leituras de mapas, imagens, tabelas, gráficos, ou seja, textos que para serem compreendidos, necessitam de poucas informações verbais. Essas estratégias metodológicas oferecem conteúdos mais vivos e dinâmicos, apresentados mediante cores e símbolos, negando o caráter enciclopédico lançado à Geografia, que na visão de Brabant (1998), estreita a capacidade de percepção do aluno. Assim, concorda-se com Castrogiovanni (2000), quando ele defende que a Geografia escolar precisa sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares, uma vez que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e não se pode estudá-lo sem entender a atuação da sociedade no meio ao longo da história. Vale ressaltar que algumas características do alunado que apresentam as maiores dificuldades são: distorção série/idade, processo de alfabetização ainda em andamento e ausência de acompanhamento familiar na escola. Por estas características reconhece-se as limitações do docente, o que não o impossibilita de traçar estratégias que possam auxiliar os discentes. Portanto, escreve-se sobre a referida temática porque parte-se do princípio que é mediante a reflexão sobre o cotidiano escolar, onde o professor busca mecanismos para tentar sanar os entraves que surgem no caminhar docente."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15805_TB5760_16102024092739.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLE TRAJANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLE"
    "autor_email" => "tsizabelle@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118835
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 5760
    "inscrito_id" => 15805
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO: DESAFIOS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de reflexões em sala de aula na educação básica e objetivou analisar o ensino de Geografia no 6º ano, momento de transição entre os chamados fundamental I e II. Embora não haja esta divisão oficial, utiliza-se bastante para demarcar a entrada do alunado em uma nova dinâmica da escola, onde deixa-se de estudar com Pedagogos e passa-se a estudar com licenciados em áreas específicas. Deste modo, a partir da experiência docente observou-se algumas dificuldades e potencialidades que perpassam o cotidiano escolar, impossibilitando ou garantindo, respectivamente, o processo de ensino-aprendizagem nesta série. Os conteúdos geográficos do 6º ano são diversos e requerem o desenvolvimento de múltiplas habilidades, tais como: leitura e interpretação de textos, imagens, mapas, quadros, tabelas, gráficos, organogramas, enfim, necessitam da leitura de um conjunto de signos para a compreensão de mundo, na qual a Geografia escolar se propõe. Tais habilidades vão ao encontro de um dos objetivos do ensino fundamental, que segundo a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional é “o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo” (BRASIL, 1996). Todavia, como principais dificuldades, identificou-se exatamente a ausência de habilidades que os discentes mais necessitam, ou seja, a leitura e a compreensão de textos verbais e não-verbais. Por outro lado, observou-se que nas aulas de Geografia é possível auxiliar os alunos, sobretudo, nas leituras de mapas, imagens, tabelas, gráficos, ou seja, textos que para serem compreendidos, necessitam de poucas informações verbais. Essas estratégias metodológicas oferecem conteúdos mais vivos e dinâmicos, apresentados mediante cores e símbolos, negando o caráter enciclopédico lançado à Geografia, que na visão de Brabant (1998), estreita a capacidade de percepção do aluno. Assim, concorda-se com Castrogiovanni (2000), quando ele defende que a Geografia escolar precisa sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares, uma vez que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e não se pode estudá-lo sem entender a atuação da sociedade no meio ao longo da história. Vale ressaltar que algumas características do alunado que apresentam as maiores dificuldades são: distorção série/idade, processo de alfabetização ainda em andamento e ausência de acompanhamento familiar na escola. Por estas características reconhece-se as limitações do docente, o que não o impossibilita de traçar estratégias que possam auxiliar os discentes. Portanto, escreve-se sobre a referida temática porque parte-se do princípio que é mediante a reflexão sobre o cotidiano escolar, onde o professor busca mecanismos para tentar sanar os entraves que surgem no caminhar docente."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15805_TB5760_16102024092739.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLE TRAJANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLE"
    "autor_email" => "tsizabelle@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões em sala de aula na educação básica e objetivou analisar o ensino de Geografia no 6º ano, momento de transição entre os chamados fundamental I e II. Embora não haja esta divisão oficial, utiliza-se bastante para demarcar a entrada do alunado em uma nova dinâmica da escola, onde deixa-se de estudar com Pedagogos e passa-se a estudar com licenciados em áreas específicas. Deste modo, a partir da experiência docente observou-se algumas dificuldades e potencialidades que perpassam o cotidiano escolar, impossibilitando ou garantindo, respectivamente, o processo de ensino-aprendizagem nesta série. Os conteúdos geográficos do 6º ano são diversos e requerem o desenvolvimento de múltiplas habilidades, tais como: leitura e interpretação de textos, imagens, mapas, quadros, tabelas, gráficos, organogramas, enfim, necessitam da leitura de um conjunto de signos para a compreensão de mundo, na qual a Geografia escolar se propõe. Tais habilidades vão ao encontro de um dos objetivos do ensino fundamental, que segundo a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional é “o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo” (BRASIL, 1996). Todavia, como principais dificuldades, identificou-se exatamente a ausência de habilidades que os discentes mais necessitam, ou seja, a leitura e a compreensão de textos verbais e não-verbais. Por outro lado, observou-se que nas aulas de Geografia é possível auxiliar os alunos, sobretudo, nas leituras de mapas, imagens, tabelas, gráficos, ou seja, textos que para serem compreendidos, necessitam de poucas informações verbais. Essas estratégias metodológicas oferecem conteúdos mais vivos e dinâmicos, apresentados mediante cores e símbolos, negando o caráter enciclopédico lançado à Geografia, que na visão de Brabant (1998), estreita a capacidade de percepção do aluno. Assim, concorda-se com Castrogiovanni (2000), quando ele defende que a Geografia escolar precisa sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares, uma vez que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e não se pode estudá-lo sem entender a atuação da sociedade no meio ao longo da história. Vale ressaltar que algumas características do alunado que apresentam as maiores dificuldades são: distorção série/idade, processo de alfabetização ainda em andamento e ausência de acompanhamento familiar na escola. Por estas características reconhece-se as limitações do docente, o que não o impossibilita de traçar estratégias que possam auxiliar os discentes. Portanto, escreve-se sobre a referida temática porque parte-se do princípio que é mediante a reflexão sobre o cotidiano escolar, onde o professor busca mecanismos para tentar sanar os entraves que surgem no caminhar docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.