ESCOLA NA UNIVERSIDADE: RELATOS DE MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO, PERTENCIMENTO, CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118806 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 3864 "inscrito_id" => 2680 "titulo" => "ESCOLA NA UNIVERSIDADE: RELATOS DE MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO, PERTENCIMENTO, CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO" "resumo" => "Educar requer apropriação da significação dos conteúdos, a busca de relações entre eles, além de aspectos históricos, sociais e culturais do conhecimento. Requer também do educando uma postura crítica, sistemática e investigativa, com desenvolvimento de curiosidades e práticas científicas para toda a vida. As disciplinas de Instrumentalização para o Ensino de Ciências e Biologia (IECB) da UNILAB, são componentes curriculares do Curso de Ciências Biológicas e propõem oportunizar a prática docente através de uma visão interdisciplinar. Na ementa das disciplinas IECB II e IV, consta a realização de Feiras de Ciências, e estas se constituem como espaço e tempo para os alunos divulgarem o conhecimento científico adquirido em sala de aula, desenvolvendo habilidades e aproximação da comunidade escolar com a Universidade. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato sobre as Feiras de Ciências, elaboradas a partir das disciplinas de IECB do Curso de Ciências Biológicas, enfatizando a importância do evento na formação inicial de estudantes de licenciatura e na promoção da alfabetização científica para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva. Como resultados, apresentamos um relato de experiência narrativa, descrevendo as experiências, a apropriação dos conhecimentos na construção e na apresentação da Feira de Ciências e, como ponto de culminância, a integração entre Escola e Universidade, como momento único na formação dos licenciandos e na promoção de novas perspectivas nos projetos de vida para os estudantes das escolas públicas. As Feiras de Ciências são muito mais do que apenas uma atividade curricular, mas são um um catalisador para o crescimento intelectual e pessoal dos alunos, preparando-os para se tornarem cidadãos criativos, críticos e comprometidos com a construção e transformação da sociedade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID2680_TB3864_10102024100418.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivianepo@unilab.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118806 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 3864 "inscrito_id" => 2680 "titulo" => "ESCOLA NA UNIVERSIDADE: RELATOS DE MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO, PERTENCIMENTO, CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO" "resumo" => "Educar requer apropriação da significação dos conteúdos, a busca de relações entre eles, além de aspectos históricos, sociais e culturais do conhecimento. Requer também do educando uma postura crítica, sistemática e investigativa, com desenvolvimento de curiosidades e práticas científicas para toda a vida. As disciplinas de Instrumentalização para o Ensino de Ciências e Biologia (IECB) da UNILAB, são componentes curriculares do Curso de Ciências Biológicas e propõem oportunizar a prática docente através de uma visão interdisciplinar. Na ementa das disciplinas IECB II e IV, consta a realização de Feiras de Ciências, e estas se constituem como espaço e tempo para os alunos divulgarem o conhecimento científico adquirido em sala de aula, desenvolvendo habilidades e aproximação da comunidade escolar com a Universidade. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato sobre as Feiras de Ciências, elaboradas a partir das disciplinas de IECB do Curso de Ciências Biológicas, enfatizando a importância do evento na formação inicial de estudantes de licenciatura e na promoção da alfabetização científica para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva. Como resultados, apresentamos um relato de experiência narrativa, descrevendo as experiências, a apropriação dos conhecimentos na construção e na apresentação da Feira de Ciências e, como ponto de culminância, a integração entre Escola e Universidade, como momento único na formação dos licenciandos e na promoção de novas perspectivas nos projetos de vida para os estudantes das escolas públicas. As Feiras de Ciências são muito mais do que apenas uma atividade curricular, mas são um um catalisador para o crescimento intelectual e pessoal dos alunos, preparando-os para se tornarem cidadãos criativos, críticos e comprometidos com a construção e transformação da sociedade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID2680_TB3864_10102024100418.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivianepo@unilab.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }