Artigo CONEDU - Formação de professores (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-025-7

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS DA AMAZÔNIA PARAENSE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSQUISADOR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de professores
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118766
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 5364
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS DA AMAZÔNIA PARAENSE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSQUISADOR"
    "resumo" => "O estudo aborda a formação científica de estudantes da Amazônia paraense. O objetivo geral é compreender a forma como os estudantes de licenciatura em Letras de uma universidade pública da Amazônia paraense percebem o papel da formação científica em sua vida acadêmica a partir de uma experiência de formação. Como objetivos específicos identificar o lugar atribuído pelos estudantes de Letras a formação científica em seu percurso acadêmico destacando a vivência em uma oficina de treinamento; Apontar quais os conteúdos científicos de maior interesse dos estudantes de letras em relação ao preparo para a realização de trabalhos acadêmicos; Propor alternativas e estratégias que favoreçam a formação inicial do professor pesquisador no contexto da universidade pública. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi um formulário do Google Forms aplicado a estudantes do curso de Letras de uma universidade pública da Amazônia que participaram de uma oficina de treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos. Os dados analisados apontaram que os estudantes compreendem a relevância de uma formação que articule os conteúdos da área a linguagem científica com o intuito de os preparar para a produção de conhecimento. Entre os conteúdos que mais despertaram interesse destacaram-se a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Como propostas de formação para aperfeiçoar os conhecimentos na área foram sugeridas oficinas sobre técnicas de coletas e análises de dados científicos, apresentação de trabalhos científicos em eventos, entre outros. A formação do professor pesquisador é uma demanda da atualidade que exige estratégias para despertar o interesse dos estudantes e propor ações de capacitação que aproximem o futuro docente de uma prática pedagógica capaz de criar o conhecimento novo a partir dos conteúdos existentes"
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5364_TB265_03102024221405.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO"
    "autor_nome_curto" => "Luana Montão"
    "autor_email" => "luanapedagogafisio@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118766
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 5364
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS DA AMAZÔNIA PARAENSE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSQUISADOR"
    "resumo" => "O estudo aborda a formação científica de estudantes da Amazônia paraense. O objetivo geral é compreender a forma como os estudantes de licenciatura em Letras de uma universidade pública da Amazônia paraense percebem o papel da formação científica em sua vida acadêmica a partir de uma experiência de formação. Como objetivos específicos identificar o lugar atribuído pelos estudantes de Letras a formação científica em seu percurso acadêmico destacando a vivência em uma oficina de treinamento; Apontar quais os conteúdos científicos de maior interesse dos estudantes de letras em relação ao preparo para a realização de trabalhos acadêmicos; Propor alternativas e estratégias que favoreçam a formação inicial do professor pesquisador no contexto da universidade pública. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi um formulário do Google Forms aplicado a estudantes do curso de Letras de uma universidade pública da Amazônia que participaram de uma oficina de treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos. Os dados analisados apontaram que os estudantes compreendem a relevância de uma formação que articule os conteúdos da área a linguagem científica com o intuito de os preparar para a produção de conhecimento. Entre os conteúdos que mais despertaram interesse destacaram-se a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Como propostas de formação para aperfeiçoar os conhecimentos na área foram sugeridas oficinas sobre técnicas de coletas e análises de dados científicos, apresentação de trabalhos científicos em eventos, entre outros. A formação do professor pesquisador é uma demanda da atualidade que exige estratégias para despertar o interesse dos estudantes e propor ações de capacitação que aproximem o futuro docente de uma prática pedagógica capaz de criar o conhecimento novo a partir dos conteúdos existentes"
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5364_TB265_03102024221405.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO"
    "autor_nome_curto" => "Luana Montão"
    "autor_email" => "luanapedagogafisio@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O estudo aborda a formação científica de estudantes da Amazônia paraense. O objetivo geral é compreender a forma como os estudantes de licenciatura em Letras de uma universidade pública da Amazônia paraense percebem o papel da formação científica em sua vida acadêmica a partir de uma experiência de formação. Como objetivos específicos identificar o lugar atribuído pelos estudantes de Letras a formação científica em seu percurso acadêmico destacando a vivência em uma oficina de treinamento; Apontar quais os conteúdos científicos de maior interesse dos estudantes de letras em relação ao preparo para a realização de trabalhos acadêmicos; Propor alternativas e estratégias que favoreçam a formação inicial do professor pesquisador no contexto da universidade pública. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi um formulário do Google Forms aplicado a estudantes do curso de Letras de uma universidade pública da Amazônia que participaram de uma oficina de treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos. Os dados analisados apontaram que os estudantes compreendem a relevância de uma formação que articule os conteúdos da área a linguagem científica com o intuito de os preparar para a produção de conhecimento. Entre os conteúdos que mais despertaram interesse destacaram-se a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Como propostas de formação para aperfeiçoar os conhecimentos na área foram sugeridas oficinas sobre técnicas de coletas e análises de dados científicos, apresentação de trabalhos científicos em eventos, entre outros. A formação do professor pesquisador é uma demanda da atualidade que exige estratégias para despertar o interesse dos estudantes e propor ações de capacitação que aproximem o futuro docente de uma prática pedagógica capaz de criar o conhecimento novo a partir dos conteúdos existentes

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.