PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS DA AMAZÔNIA PARAENSE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSQUISADOR
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118766 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 5364 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS DA AMAZÔNIA PARAENSE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSQUISADOR" "resumo" => "O estudo aborda a formação científica de estudantes da Amazônia paraense. O objetivo geral é compreender a forma como os estudantes de licenciatura em Letras de uma universidade pública da Amazônia paraense percebem o papel da formação científica em sua vida acadêmica a partir de uma experiência de formação. Como objetivos específicos identificar o lugar atribuído pelos estudantes de Letras a formação científica em seu percurso acadêmico destacando a vivência em uma oficina de treinamento; Apontar quais os conteúdos científicos de maior interesse dos estudantes de letras em relação ao preparo para a realização de trabalhos acadêmicos; Propor alternativas e estratégias que favoreçam a formação inicial do professor pesquisador no contexto da universidade pública. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi um formulário do Google Forms aplicado a estudantes do curso de Letras de uma universidade pública da Amazônia que participaram de uma oficina de treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos. Os dados analisados apontaram que os estudantes compreendem a relevância de uma formação que articule os conteúdos da área a linguagem científica com o intuito de os preparar para a produção de conhecimento. Entre os conteúdos que mais despertaram interesse destacaram-se a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Como propostas de formação para aperfeiçoar os conhecimentos na área foram sugeridas oficinas sobre técnicas de coletas e análises de dados científicos, apresentação de trabalhos científicos em eventos, entre outros. A formação do professor pesquisador é uma demanda da atualidade que exige estratégias para despertar o interesse dos estudantes e propor ações de capacitação que aproximem o futuro docente de uma prática pedagógica capaz de criar o conhecimento novo a partir dos conteúdos existentes" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5364_TB265_03102024221405.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO" "autor_nome_curto" => "Luana Montão" "autor_email" => "luanapedagogafisio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118766 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 5364 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS DA AMAZÔNIA PARAENSE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSQUISADOR" "resumo" => "O estudo aborda a formação científica de estudantes da Amazônia paraense. O objetivo geral é compreender a forma como os estudantes de licenciatura em Letras de uma universidade pública da Amazônia paraense percebem o papel da formação científica em sua vida acadêmica a partir de uma experiência de formação. Como objetivos específicos identificar o lugar atribuído pelos estudantes de Letras a formação científica em seu percurso acadêmico destacando a vivência em uma oficina de treinamento; Apontar quais os conteúdos científicos de maior interesse dos estudantes de letras em relação ao preparo para a realização de trabalhos acadêmicos; Propor alternativas e estratégias que favoreçam a formação inicial do professor pesquisador no contexto da universidade pública. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi um formulário do Google Forms aplicado a estudantes do curso de Letras de uma universidade pública da Amazônia que participaram de uma oficina de treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos. Os dados analisados apontaram que os estudantes compreendem a relevância de uma formação que articule os conteúdos da área a linguagem científica com o intuito de os preparar para a produção de conhecimento. Entre os conteúdos que mais despertaram interesse destacaram-se a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Como propostas de formação para aperfeiçoar os conhecimentos na área foram sugeridas oficinas sobre técnicas de coletas e análises de dados científicos, apresentação de trabalhos científicos em eventos, entre outros. A formação do professor pesquisador é uma demanda da atualidade que exige estratégias para despertar o interesse dos estudantes e propor ações de capacitação que aproximem o futuro docente de uma prática pedagógica capaz de criar o conhecimento novo a partir dos conteúdos existentes" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5364_TB265_03102024221405.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO" "autor_nome_curto" => "Luana Montão" "autor_email" => "luanapedagogafisio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }