Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

POTENCIALIDADE DAS VISITAS TÉCNICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE TEMAS LIGADAS A PROBLEMÁTICA DA DESERTIFICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO NO VALE DO SÃO FRANCISCO, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Diante das avançadas preocupações frente a problemática da desertificação, surgiu a ideia de desenvolvimento do projeto de extensão intitulado, o qual tem como objetivo a recepção de escolas localizadas nas áreas rurais e urbanas de municípios com as maiores suscetibilidades à desertificação no Vale do São Francisco (BA – PE). Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar a análise do processo de aprendizagem dos discentes do ensino básico, a partir de uma visita técnica sobre a dinâmica e os impactos da desertificação com foco na degradação dos solos e nas mudanças climáticas. Para confecção desse estudo, as ações foram desenvolvidas com o Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior, localizado no município de Juazeiro (BA). Inicialmente, ainda no ambiente escolar, foi aplicado um formulário a ideia foi verificar os diferentes conhecimentos que os discentes possuíam quanto às temáticas chaves da atividade. No segundo momento, durante a visita técnica, foram observadas as discussões construídas pelos discentes nos diversos momentos. O método utilizado foi Análise de Conversação. Os resultados apontam que a atividade desenvolvida fora de sala de aula contribui bastante para que os discentes do primeiro ano de ensino médio da escola Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior, conseguiram avançar na construção de conhecimentos básicos sob temas que os mesmos apresentavam dificuldades no dia-a-dia e na sala de aula. Conceitos como desertificação, mudanças climáticas, os tipos de degradação dos solos, entre outros foram bem desenvolvidos ao aliar teoria e prática.

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