Este trabalho apresenta uma oficina realizada em 2023 na Escola Municipal Manuel Lima Soares, em Fortaleza, que utilizou a Educação em Solos como ferramenta de educação ambiental para alunos do 6º ano. O objetivo principal foi compartilhar com os estudantes a importância do solo na preservação ambiental, integrando teoria e prática com atividades de manuseio de pigmentos de solo. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e atividades práticas, usando recursos visuais e discussões sobre impactos ambientais. A oficina foi baseada na percepção da carência de conteúdos sobre solos em livros didáticos e o papel crucial do solo na sustentabilidade dos ecossistemas. Para a pesquisa bibliográfica, foram abordados autores como Kaercher (2009), Silva et al (2018), Carvalho e Barcellos (2017). Na parte prática, os alunos usaram pigmentos extraídos do solo para criar desenhos, representando a realidade ambiental atual e uma visão idealizada do meio ambiente que os rodeia. Os resultados mostraram que as representações artísticas refletiram uma conscientização sobre poluição e degradação ambiental, além da projeção de um ambiente mais sustentável. A atividade evidenciou a relevância da Educação em Solos para aumentar a compreensão ambiental e promover práticas sustentáveis, alinhando-se aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).