No ensino de Geografia há muitos recursos didáticos que buscam aproximar os alunos da vivência e dos mecanismos de funcionamento da natureza. A ideia foi utilizar tintas de solo e tintas da natureza (produção de pigmentos extraídos de alimentos, temperos, etc) como uma ferramenta lúdica estimulando o pensamento crítico e a arte livre. Assim, o uso de tintas naturais como metodologia ativa pode ponte que envolva Geografia e Arte. O objetivo deste trabalho é refletir acerca da Geografia e Arte a partir da realização de oficinas didáticas com uso de tintas naturais, que buscam aproximar a comunidade para dialogar, compartilhar e integrar as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Como metodologia, foram produzidas a partir cores variadas de solos, tintas com base de água e cola branca para o uso das pinturas. Para as tintas da natureza, foram selecionados cúrcuma, beterraba, café e carvão que foram processados para a sua transformação em pigmentos naturais. As oficinas foram agendadas dentro do Grupo de Extensão Solos Itinerantes: Educação em Solos na Baixada Fluminense. Como resultado, as oficinas mostraram nivelamento de diferentes idades através da pintura livre, temas de natureza lideraram os desenhos. O uso das tintas se fez eficaz e as atividades além de lúdicas, a atividade se faz inclusiva.