Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

ELABORAÇÃO DE MAPA TEMÁTICO INTERATIVO PARA ABORDAGEM DOS BIOMAS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118385
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 1830
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE MAPA TEMÁTICO INTERATIVO PARA ABORDAGEM DOS BIOMAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica na Geografia Escolar utilizando um mapa temático interativo para abordagem dos biomas brasileiros, tendo como protagonistas estudantes do 3º ano do Ensino Médio, do IFPI, campus Oeiras. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. A atividade foi construída por 5 estudantes do 3º ano “Administração” com auxílio do professor de Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Oeiras. Após abordar o conteúdo do 2º bimestre, foi solicitado que os estudantes escolhessem uma temática trabalhada em sala de aula, desenvolvessem uma microaula de 20 minutos e confeccionassem um recurso pedagógico, como jogos e mapas interativos para envolver a turma durante a exposição do conteúdo. Os resultados apontam que com a microaula sobre biomas, percebeu-se o quanto a turma gostou da ideia proposta pela equipe do mapa temático interativo sobre os biomas, pois, conseguiram concentrar e participar ativamente da atividade proposta. Conclui-se, a importância do professor de Geografia e também de outras áreas, pensar em estratégias pedagógicas para tornar os estudantes protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, pois, com a microaula, ao mesmo tempo que a equipe construiu conhecimentos, também foram agentes de formação desses conhecimentos para os demais discentes da turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID1830_TB914_02102024171253.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "anderson.felipe@unesp.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118385
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 1830
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE MAPA TEMÁTICO INTERATIVO PARA ABORDAGEM DOS BIOMAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica na Geografia Escolar utilizando um mapa temático interativo para abordagem dos biomas brasileiros, tendo como protagonistas estudantes do 3º ano do Ensino Médio, do IFPI, campus Oeiras. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. A atividade foi construída por 5 estudantes do 3º ano “Administração” com auxílio do professor de Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Oeiras. Após abordar o conteúdo do 2º bimestre, foi solicitado que os estudantes escolhessem uma temática trabalhada em sala de aula, desenvolvessem uma microaula de 20 minutos e confeccionassem um recurso pedagógico, como jogos e mapas interativos para envolver a turma durante a exposição do conteúdo. Os resultados apontam que com a microaula sobre biomas, percebeu-se o quanto a turma gostou da ideia proposta pela equipe do mapa temático interativo sobre os biomas, pois, conseguiram concentrar e participar ativamente da atividade proposta. Conclui-se, a importância do professor de Geografia e também de outras áreas, pensar em estratégias pedagógicas para tornar os estudantes protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, pois, com a microaula, ao mesmo tempo que a equipe construiu conhecimentos, também foram agentes de formação desses conhecimentos para os demais discentes da turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID1830_TB914_02102024171253.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "anderson.felipe@unesp.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica na Geografia Escolar utilizando um mapa temático interativo para abordagem dos biomas brasileiros, tendo como protagonistas estudantes do 3º ano do Ensino Médio, do IFPI, campus Oeiras. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. A atividade foi construída por 5 estudantes do 3º ano “Administração” com auxílio do professor de Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Oeiras. Após abordar o conteúdo do 2º bimestre, foi solicitado que os estudantes escolhessem uma temática trabalhada em sala de aula, desenvolvessem uma microaula de 20 minutos e confeccionassem um recurso pedagógico, como jogos e mapas interativos para envolver a turma durante a exposição do conteúdo. Os resultados apontam que com a microaula sobre biomas, percebeu-se o quanto a turma gostou da ideia proposta pela equipe do mapa temático interativo sobre os biomas, pois, conseguiram concentrar e participar ativamente da atividade proposta. Conclui-se, a importância do professor de Geografia e também de outras áreas, pensar em estratégias pedagógicas para tornar os estudantes protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, pois, com a microaula, ao mesmo tempo que a equipe construiu conhecimentos, também foram agentes de formação desses conhecimentos para os demais discentes da turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.