Levando-se em consideração a importância de novas metodologias para o processo de ensino-aprendizagem em temáticas físicos naturais, torna-se evidente a proeminência das aulas em campo como metodologia para o ensino de conteúdos no âmbito da Geografia Física. Dessa forma, o presente estudo objetiva discutir sobre a importância da aula de campo como uma proposta metodológica no ensino de Geografia Física a partir de uma experiência de um trabalho de campo no âmbito da graduação e pós-graduação em Geografia realizada na Universidade Federal do Piauí – UFPI em 2024. Os procedimentos metodológicos basearam-se em uma abordagem qualitativa mediante pesquisa bibliográfica sobre a temática de aula de campo, somasse a isso a experiência do campo realizado entre Teresina e Parnaíba sintetizado em Quadros qualitativos com as respostas dos alunos, antes, durante e depois do campo. Constatou-se que a análise e interpretação de fenômenos geográficos são aguçadas com a metodologia das aulas em campo e que os alunos têm o contato direto com a teoria e prática, potencializando a apreensão dos conceitos e fenômenos geográficos.