A água é frequentemente discutida em sala de aula devido à sua relevância e impacto no meio ambiente; no entanto, muitas vezes é tratada de forma isolada e sem contexto. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o entendimento dos estudantes sobre conceitos básicos sobre recursos hídricos a partir da realidade local. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário qualitativo a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em Ibirité-MG, na região metropolitana de Belo Horizonte. O questionário abordou quais matérias abordam questões ambientais ligadas aos recursos hídricos, a percepção sobre a qualidade da água local, saneamento básico e o conhecimento de conceitos como bacia hidrográfica e Comitê de Bacias Hidrográficas. Os resultados mostraram que, apesar da maioria dos alunos reconhecerem a relevância dos recursos hídricos, muitos possuem um conhecimento limitado sobre a qualidade da água consumida e sobre práticas de gestão sustentável. A ciência da Geografia foi apontada como principal disciplina que aborda recursos hídricos. O estudo também indicou a necessidade de uma educação ambiental mais abrangente e interdisciplinar, que desafie paradigmas antigos e fomente novas perspectivas que levem em conta a complexidade das questões ambientais atuais. Destaca-se a importância da educação ambiental no currículo escolar para desenvolver cidadãos críticos, aptos a lidar com os desafios do manejo sustentável dos recursos hídricos. O trabalho com metodologias ativas baseadas em projetos parece ter contribuído ao envolver os alunos resultando em uma aprendizagem significativa.