Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

ÁGUA, FONTE PARA O CONHECIMENTO: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05 - A Hidrogeografia e o estudo integrado das bacias hidrográficas: novas abordagens voltadas ao estudo dos recursos hídricos.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118361
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 884
    "inscrito_id" => 2297
    "titulo" => "ÁGUA, FONTE PARA O CONHECIMENTO: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS"
    "resumo" => "A água é frequentemente discutida em sala de aula devido à sua relevância e impacto no meio ambiente; no entanto, muitas vezes é tratada de forma isolada e sem contexto. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o entendimento dos estudantes sobre conceitos básicos sobre recursos hídricos a partir da realidade local. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário qualitativo a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em Ibirité-MG, na região metropolitana de Belo Horizonte. O questionário abordou quais matérias abordam questões ambientais ligadas aos recursos hídricos, a percepção sobre a qualidade da água local, saneamento básico e o conhecimento de conceitos como bacia hidrográfica e Comitê de Bacias Hidrográficas. Os resultados mostraram que, apesar da maioria dos alunos reconhecerem a relevância dos recursos hídricos, muitos possuem um conhecimento limitado sobre a qualidade da água consumida e sobre práticas de gestão sustentável. A ciência da Geografia foi apontada como principal disciplina que aborda recursos hídricos. O estudo também indicou a necessidade de uma educação ambiental mais abrangente e interdisciplinar, que desafie paradigmas antigos e fomente novas perspectivas que levem em conta a complexidade das questões ambientais atuais. Destaca-se a importância da educação ambiental no currículo escolar para desenvolver cidadãos críticos, aptos a lidar com os desafios do manejo sustentável dos recursos hídricos. O trabalho com metodologias ativas baseadas em projetos parece ter contribuído ao envolver os alunos resultando em uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - A Hidrogeografia e o estudo integrado das bacias hidrográficas: novas abordagens voltadas ao estudo dos recursos hídricos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2297_TB884_21092024175325.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAIR CELSO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLAIR CELSO"
    "autor_email" => "clair.silva@educacao.mg.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118361
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 884
    "inscrito_id" => 2297
    "titulo" => "ÁGUA, FONTE PARA O CONHECIMENTO: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS"
    "resumo" => "A água é frequentemente discutida em sala de aula devido à sua relevância e impacto no meio ambiente; no entanto, muitas vezes é tratada de forma isolada e sem contexto. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o entendimento dos estudantes sobre conceitos básicos sobre recursos hídricos a partir da realidade local. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário qualitativo a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em Ibirité-MG, na região metropolitana de Belo Horizonte. O questionário abordou quais matérias abordam questões ambientais ligadas aos recursos hídricos, a percepção sobre a qualidade da água local, saneamento básico e o conhecimento de conceitos como bacia hidrográfica e Comitê de Bacias Hidrográficas. Os resultados mostraram que, apesar da maioria dos alunos reconhecerem a relevância dos recursos hídricos, muitos possuem um conhecimento limitado sobre a qualidade da água consumida e sobre práticas de gestão sustentável. A ciência da Geografia foi apontada como principal disciplina que aborda recursos hídricos. O estudo também indicou a necessidade de uma educação ambiental mais abrangente e interdisciplinar, que desafie paradigmas antigos e fomente novas perspectivas que levem em conta a complexidade das questões ambientais atuais. Destaca-se a importância da educação ambiental no currículo escolar para desenvolver cidadãos críticos, aptos a lidar com os desafios do manejo sustentável dos recursos hídricos. O trabalho com metodologias ativas baseadas em projetos parece ter contribuído ao envolver os alunos resultando em uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - A Hidrogeografia e o estudo integrado das bacias hidrográficas: novas abordagens voltadas ao estudo dos recursos hídricos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2297_TB884_21092024175325.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAIR CELSO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLAIR CELSO"
    "autor_email" => "clair.silva@educacao.mg.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

A água é frequentemente discutida em sala de aula devido à sua relevância e impacto no meio ambiente; no entanto, muitas vezes é tratada de forma isolada e sem contexto. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o entendimento dos estudantes sobre conceitos básicos sobre recursos hídricos a partir da realidade local. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário qualitativo a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em Ibirité-MG, na região metropolitana de Belo Horizonte. O questionário abordou quais matérias abordam questões ambientais ligadas aos recursos hídricos, a percepção sobre a qualidade da água local, saneamento básico e o conhecimento de conceitos como bacia hidrográfica e Comitê de Bacias Hidrográficas. Os resultados mostraram que, apesar da maioria dos alunos reconhecerem a relevância dos recursos hídricos, muitos possuem um conhecimento limitado sobre a qualidade da água consumida e sobre práticas de gestão sustentável. A ciência da Geografia foi apontada como principal disciplina que aborda recursos hídricos. O estudo também indicou a necessidade de uma educação ambiental mais abrangente e interdisciplinar, que desafie paradigmas antigos e fomente novas perspectivas que levem em conta a complexidade das questões ambientais atuais. Destaca-se a importância da educação ambiental no currículo escolar para desenvolver cidadãos críticos, aptos a lidar com os desafios do manejo sustentável dos recursos hídricos. O trabalho com metodologias ativas baseadas em projetos parece ter contribuído ao envolver os alunos resultando em uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.