A formação docente em Geociências é essencial para abordar conteúdos complexos relacionados à Terra e seus processos naturais. Este trabalho realizou uma análise bibliométrica com o objetivo de investigar tendências, desafios e lacunas na formação de professores nessa área, utilizando dados da plataforma Scopus. Foram encontrados 265 artigos, selecionados com base em termos como ensino, geociências, currículo e ciências da Terra. O referencial teórico-metodológico adotado foi a análise bibliométrica, utilizando o software VOSviewer para gerar mapas bibliométricos que destacaram a distribuição de publicações por países, palavras-chave relevantes e a evolução temporal das pesquisas. Os resultados revelaram uma produção científica concentrada principalmente nos Estados Unidos e Reino Unido, com crescimento após início dos anos 1990. No entanto, foi identificada uma lacuna significativa em revisões de literatura na área. Os principais resultados apontam a necessidade de estratégias pedagógicas inovadoras, como aulas de campo, uso de tecnologias educacionais e abordagens interdisciplinares, para tornar o ensino de Geociências mais acessível e concreto. Além disso, o estudo destacou a importância de investimentos em programas de formação inicial e continuada para capacitar professores a abordar de forma eficaz os conteúdos geocientíficos. Conclui-se que, para superar os desafios na formação docente em Geociências, é essencial promover políticas públicas e práticas pedagógicas que integrem metodologias ativas e tecnologias, formando profissionais preparados para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos.