A horta pode ser uma experiência que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, contribuindo para a inclusão através da promoção do trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos. Este estudo teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para o conhecimento, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, bem como incentivá-los para o cultivo de hortaliças através do plantio sustentável que servirá como um laboratório de estudos ao longo do ano letivo. Desta forma, buscou-se refletir sobre a importância do meio ambiente a partir das práticas sustentáveis no ambiente escolar; aprender as técnicas de cultivos das hortaliças, interesse pela semeadura, adubação e colheita; identificar as hortaliças e conhecer seu valor nutricional, visando construir pensamentos sustentáveis, alimentação saudável e uma educação ambiental transformadora. Para essa proposta, fundamentou-se nos autores como: Morgado, 2006; Pimenta e Rodrigues, 2011; Alcântara et al. 2012; Alves, 2014; Souza & Jatobá, 2020; Silva et al. 2020; Silva et al. 2021, dentre outros que nortearam esse estudo. Por fim, para os resultados, promoveu-se a multidisciplinaridade associando teoria e prática, construindo saberes e promovendo uma reflexão à cerca do conhecimento proporcionado durante a realização desta proposta. Observou-se que a participaram dos alunos da horta apresentaram um melhor resultado e entendimento dos conceitos teóricos e uma maior capacidade de aplicá-los em contextos práticos, integrando teoria e prática que é essencial para uma educação de qualidade, conforme destacado por diversos estudos sobre educação ambiental.