O uso de maquetes e outros materiais cartográficos se apresenta como importante ferramenta para o ensino de geografia. O presente estudo busca discutir a utilização destes materiais para a discussão de eventos extremos - resultantes em alagamentos, enchentes e inundações; em ambiente escolar, tendo como base as experiências de trabalho em escolas afetadas em Amarantina e Cachoeira do Campo, distritos do município de Ouro Preto – MG. Os eventos recentes de inundação brusca nos distritos em questão motivaram a construção de uma maquete representando um fundo de vale urbanizado e a elaboração de mapa falado junto à alunos do ensino fundamental e médio de escolas de regiões afetadas. Estes materiais permitiram a construção de um raciocínio geográfico a partir da combinação entre a experiência vivida pelos alunos e os conhecimentos científicos sobre a área estudada. As causas, consequências e os danos causados por estes eventos foram discutidos com os alunos, que participaram de forma ativa na construção do conhecimento sobre esta temática. Nota-se que os alunos de Amarantina, distrito mais afetado pelas inundações bruscas recentes, apresentavam maior conhecimento sobre estes fenômenos e sobre o terreno afetado. Foram trabalhadas também possíveis ações para reduzir os danos causados por estes eventos e reduzir os riscos à vida. A utilização destas técnicas permitiu uma importante construção de conhecimentos a partir das relações entre a experiência e os dados científicos obtidos anteriormente, aguçando um olhar crítico dos alunos para a paisagem onde estão e vivem.