Este trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de solos presentes no exemplar ‘Jovem Sapiens’, da editora Scipione, do ano de 2022, destinado a turma do 6º ano do ensino fundamental II, adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, na cidade de Picuí – PB, fazendo também, uma correlação entre o que é apresentado no material e o que pode ser desenvolvido a partir do espaço vivido dos(as) alunos(as). Em termos metodológicos a pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida a partir da leitura e da intepretação dos aspectos referentes ao conteúdo. Como resultados, constatou-se que o conteúdo de solo aparece de forma resumida no material didático, aparecendo em apenas duas páginas, focalizando apenas na importância desse recurso para a sobrevivência, a construção de moradias, a agricultura e a pecuária, sem permitir um aprofundamento nas demais funções do solo e sem evidenciar a necessidade de práticas de sustentabilidade e preservação, fortalecendo um viés reducionista. No entanto, cabe ao professor pensar em outras ferramentas pedagógicas, que possam ser utilizadas dentro e fora da sala de aula. Conclui-se que se torna necessário, que os professores ultrapassem os limites dos livros didáticos, por meio de abordagens práticas e o uso de metodologias ativas, colocando os estudantes como agentes ativos e transformadores da sociedade, promovendo assim, um ensino significativo e uma educação em solos que considera os diferentes atores(as) e espaços educacionais, caminhos fundamentais para uma consciência ambiental