Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

A EDUCAÇÃO EM SOLOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 6º ANO UTILIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PICUÍ/PB

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de solos presentes no exemplar ‘Jovem Sapiens’, da editora Scipione, do ano de 2022, destinado a turma do 6º ano do ensino fundamental II, adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, na cidade de Picuí – PB, fazendo também, uma correlação entre o que é apresentado no material e o que pode ser desenvolvido a partir do espaço vivido dos(as) alunos(as). Em termos metodológicos a pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida a partir da leitura e da intepretação dos aspectos referentes ao conteúdo. Como resultados, constatou-se que o conteúdo de solo aparece de forma resumida no material didático, aparecendo em apenas duas páginas, focalizando apenas na importância desse recurso para a sobrevivência, a construção de moradias, a agricultura e a pecuária, sem permitir um aprofundamento nas demais funções do solo e sem evidenciar a necessidade de práticas de sustentabilidade e preservação, fortalecendo um viés reducionista. No entanto, cabe ao professor pensar em outras ferramentas pedagógicas, que possam ser utilizadas dentro e fora da sala de aula. Conclui-se que se torna necessário, que os professores ultrapassem os limites dos livros didáticos, por meio de abordagens práticas e o uso de metodologias ativas, colocando os estudantes como agentes ativos e transformadores da sociedade, promovendo assim, um ensino significativo e uma educação em solos que considera os diferentes atores(as) e espaços educacionais, caminhos fundamentais para uma consciência ambiental

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