A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO UMA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 117966 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO UMA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL" "resumo" => "Os impactos antrópicos na natureza relacionados ao desenvolvimento urbano são complexos e afetam a todos no planeta. A urgência em discutir temáticas que atingem o cotidiano social nas escolas é nítida e a participação dos alunos é necessária. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar como ações de ensino e extensão podem contribuir com o conhecimento de alunos do Ensino Médio permitindo que estes possam compreender e discutir sua realidade por meio da educação ambiental. O método consistiu em três etapas: aulas expositivas na área da Geografia Física; ação de educação ambiental na temática do lixo marinho; e a construção de maquetes de cidades sustentáveis. Os resultados mostraram que os conceitos de Geografia Física ajudaram os alunos a compreender a realidade dos seus bairros e comunidades. A ação de extensão apontou que, embora os alunos conheçam a praia, existem lacunas pertinentes à cultura oceânica que devem ser preenchidas, especialmente em um estado costeiro. Por fim, as maquetes mostraram que a percepção dos alunos na temática de sustentabilidade foi satisfatória, tendo em vista que eles mostraram os problemas e apontaram soluções tanto no material apresentado quanto nas discussões associadas. Em conclusão, sugere-se que ações deste tipo sejam mais frequentes nas escolas e que a inserção de temas relacionados à cultura oceânica devem ser inseridos como forma de capilarizar estes conhecimentos na sociedade, em especial em tempos de mudanças climáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID360_TB425_15102024111342.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA MELO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Janaina Melo" "autor_email" => "janauece@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 117966 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO UMA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL" "resumo" => "Os impactos antrópicos na natureza relacionados ao desenvolvimento urbano são complexos e afetam a todos no planeta. A urgência em discutir temáticas que atingem o cotidiano social nas escolas é nítida e a participação dos alunos é necessária. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar como ações de ensino e extensão podem contribuir com o conhecimento de alunos do Ensino Médio permitindo que estes possam compreender e discutir sua realidade por meio da educação ambiental. O método consistiu em três etapas: aulas expositivas na área da Geografia Física; ação de educação ambiental na temática do lixo marinho; e a construção de maquetes de cidades sustentáveis. Os resultados mostraram que os conceitos de Geografia Física ajudaram os alunos a compreender a realidade dos seus bairros e comunidades. A ação de extensão apontou que, embora os alunos conheçam a praia, existem lacunas pertinentes à cultura oceânica que devem ser preenchidas, especialmente em um estado costeiro. Por fim, as maquetes mostraram que a percepção dos alunos na temática de sustentabilidade foi satisfatória, tendo em vista que eles mostraram os problemas e apontaram soluções tanto no material apresentado quanto nas discussões associadas. Em conclusão, sugere-se que ações deste tipo sejam mais frequentes nas escolas e que a inserção de temas relacionados à cultura oceânica devem ser inseridos como forma de capilarizar estes conhecimentos na sociedade, em especial em tempos de mudanças climáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID360_TB425_15102024111342.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA MELO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Janaina Melo" "autor_email" => "janauece@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }