Os impactos antrópicos na natureza relacionados ao desenvolvimento urbano são complexos e afetam a todos no planeta. A urgência em discutir temáticas que atingem o cotidiano social nas escolas é nítida e a participação dos alunos é necessária. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar como ações de ensino e extensão podem contribuir com o conhecimento de alunos do Ensino Médio permitindo que estes possam compreender e discutir sua realidade por meio da educação ambiental. O método consistiu em três etapas: aulas expositivas na área da Geografia Física; ação de educação ambiental na temática do lixo marinho; e a construção de maquetes de cidades sustentáveis. Os resultados mostraram que os conceitos de Geografia Física ajudaram os alunos a compreender a realidade dos seus bairros e comunidades. A ação de extensão apontou que, embora os alunos conheçam a praia, existem lacunas pertinentes à cultura oceânica que devem ser preenchidas, especialmente em um estado costeiro. Por fim, as maquetes mostraram que a percepção dos alunos na temática de sustentabilidade foi satisfatória, tendo em vista que eles mostraram os problemas e apontaram soluções tanto no material apresentado quanto nas discussões associadas. Em conclusão, sugere-se que ações deste tipo sejam mais frequentes nas escolas e que a inserção de temas relacionados à cultura oceânica devem ser inseridos como forma de capilarizar estes conhecimentos na sociedade, em especial em tempos de mudanças climáticas.