O presente trabalho objetivou analisar a distribuição dos componentes físico-naturais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, etapa que vai do 6º ao 9º ano, tendo como foco específico o Componente Curricular de Geografia. Metodologicamente, os procedimentos técnicos utilizados foram a revisão bibliográfica e a análise documental. O primeiro permitiu pontuar teoricamente o tema em discussão; o segundo se deteve sobre o documento da BNCC, mais especificamente ao Componente Curricular da Geografia, entretanto, são levantados apontamentos também sobre o Componente Curricular de Ciências. A BNCC é um documento de função técnico/instrumental e constitui-se a referência nacional obrigatória para adequação dos currículos da Educação Básica. A Geografia está presente nesse documento como um Componente Curricular obrigatório, e nele são definidos os conteúdos que devem ser ensinados aos estudantes, dentre eles os componentes físico-naturais. Conforme a análise da BNCC, fica evidente que os componentes físico-naturais, na Geografia, estão concentrados no 6° ano do Ensino Fundamental, sendo timidamente presentes nos demais anos dessa etapa de ensino. Demostra-se, também, que essas temáticas têm lugar no Componente Curricular de Ciências, o que pode ampliar a discussão e entendimentos por parte do aluno. Por fim, defende-se que o ensino dos componentes físico-naturais é imprescindível para o ensino de Geografia, para que os estudantes possam entender a dimensão dos elementos e fenômenos do planeta Terra, contribuindo para a formação crítica do aluno sobre o espaço de vivência.