Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO E EXTENSÃO: PRODUÇÃO DO ATLAS MUNICIPAL DE BOM CONSELHO-PE

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade de extensão cujo objetivo foi criar um atlas escolar com a participação de estudantes da Educação Básica. Os estudantes envolvidos eram do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Francisco Matos Sobrinho, em Bom Conselho-PE. A atividade iniciou-se com a realização de levantamentos bibliográficos e, em seguida, a execução da atividade na escola. O extensionista apresentou os objetivos do projeto e alguns conceitos de cartografia. Depois, houve uma discussão sobre as características do município, abordando temas como altimetria, biomas, solos, relevo e vegetação e uso do solo. A partir dos seus conhecimentos sobre esses temas, os estudantes sugeriram como eles poderiam ser representados nos mapas. Os estudantes decidiram como queriam representar esses temas, escolhendo uma simbologia que refletisse sua compreensão. Para concluir a atividade, foram confeccionados mapas temáticos do município com base nas contribuições dos estudantes. Essa atividade foi extremamente enriquecedora tanto para o estudante extensionista, que participou de todas as etapas do projeto e desenvolveu habilidades pedagógicas, quanto para os estudantes do público-alvo, que não foram meros espectadores, mas contribuíram ativamente na representação dos temas nos mapas, expressando suas próprias visões.

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