O estudo buscou identificar como o ensino do relevo está presente no Novo Ensino Médio (NEM), correlacionando esse novo modelo com a trajetória de formação dos professores de Geografia, buscando identificar as novas formas e fazeres presentes no NEM. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico, análise da Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que estabeleceu o NEM, análises da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, e de um exemplo de material didático utilizado no NEM em Alagoas. Observou-se que formação docente para o ensino dos componentes da Geografia Física não dialoga com o NEM, o que pode acarretar em muitas dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Em consequência, deve haver impacto no ensino do relevo, uma vez que os conteúdos relacionados a temática são expressos de forma muito superficial nos itinerários formativos do NEM. Desse modo, entende-se que o NEM não trouxe melhorias para a Educação, incluindo a retirada de protagonismo disciplinas como a Geografia, bem como, não garantiu os recursos didáticos e estruturais para o pleno desenvolvimento dos itinerários formativos.