Este trabalho tem como objeto de estudo a formação acadêmica em cooperação. O problema desencadeador foi: Como a experiência formativa pode ser vivida em cooperação na universidade? O objetivo foi desenvolver uma prática didático formativa em cooperação na universidade desde a graduação até o programa de pós-graduação. A metodologia contempla estudantes de iniciação científica, orientandos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mestrandos e doutorandos em Educação de uma universidade pública do interior do Paraná. A partir da compreensão da importância do trabalho em cooperação na universidade e das categorias conteúdo, forma e destinatário, nasce o ECO - Encontro Coletivo de Orientação. O grupo reúne experiências de trabalho coletivo em que, os mais experientes cooperam com a pesquisa dos iniciantes, por meio do estudo, interlocução com a teoria adotada no grupo, a saber: a teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciam a participação ativa dos diferentes estudantes, a parceria nas produções acadêmicas, o crescimento pessoal e coletivo dos envolvidos. O trabalho em cooperação amplia as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos graduandos e pós-graduandos.